Manejo de Thrips tabaci em cebola orgânica com terra de diatomáceas
Palavras-chave:
Allium cepa, agrecologia, agricultura orgânicaResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da terra de diatomáceas sobre a incidência de tripes e a produtividade e o peso médio de bulbos em cebola no sistema orgânico. O trabalho foi conduzido entre agosto e dezembro de 2004 e de 2006. Em 2004, os tratamentos constaram de pulverização de terra de diatomáceas a 1%, 2% e 3%, e testemunha sem aplicação. Em 2006 usou-se terra de diatomáceas pulverizada a 0,5% e 1%, e em aplicação no sulco de plantio, nas doses de 40 kg/ha aos 30 dias após transplante (DAT) e 45 DAT; 60 kg/ha aos 30 e 45 DAT; 20 kg/ha aos 30 e 45 DAT; 30 kg/ha aos 30 e 45 DAT, e testemunha sem aplicação. O delineamento foi de blocos ao acaso com quatro repetições. A terra de diatomáceas não reduziu a população do inseto, nem alterou a produtividade e o peso médio de bulbos. A correlação do inseto e o rendimento não foram significativamente negativos, o que sugere ser possível produzir cebola orgânica sem o uso de inseticidas naturais para o manejo de tripes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.