Prática de textos e leitura crítica como estratégias na pandemia da COVID-19:

uma metodologia discursiva a partir das Redes Pragmáticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35956/v.24.n1.2024.p.182-200

Palavras-chave:

Estudos Críticos do Discurso, COVID-19, Prática de Textos Discursivamente Orientada, Redes Pragmáticas, Tecnologia digital e ensino

Resumo

Por sua natureza difusa, os textos são um meio essencial para a reflexão acerca do mundo em que se vive. Articular e pôr em prática maneiras de canalizar seu poder a direções cidadãs – especialmente, em tempos de crise – pode, pois, tornar-se sinônimo de contribuição fértil para a transformação social. O intento deste artigo é destacar o processo de interação com os textos, partindo da leitura crítica como meio de aproximação entre os Estudos Críticos do Discurso e ações materiais de defesa da cidadania; ademais, compartilhamos a experiência de aplicação da análise de discurso no contexto da prática de texto como ferramenta de ação crítico-reflexiva. Desse modo, dentro da perspectiva das Redes Pragmáticas, apresentamos a Prática de Textos Discursivamente Orientada: uma metodologia de orientação cidadã-transformacional, aplicada ao contexto de sala de aula reconfigurada para o trabalho remoto, mandatório durante o auge da pandemia da COVID-19 no Brasil.

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Biografia do Autor

Gersiney Santos, NELiS/UnB

Doutor em Linguística do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasíília (PPGL - UnB). Mestre em Linguística do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília (PPGL - UnB) (2013). Professor da Faculdade São Luís de França e Professor Colaborador da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Possui graduação em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Sergipe (2010). É membro da Rede Latino-Americana de Análise de Discurso Crítica sobre a Pobreza Extrema (REDLAD). É membro do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS) do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise de Discurso Crítica (ADC) e Método Sincrônico-Diacrônico de Análise Linguística de Textos (MSDALT), atuando principalmente nos seguintes temas: linguística, discurso, produção de texto, letramento, ensino de língua portuguesa e pobreza extrema.

Júlia Beatriz Tavares Rabelo, Universidade de Brasília

Graduanda do curso de Letras Inglês (Tradução) na Universidade de Brasília, com experiência em monitoria nas disciplinas de tradução e de prática de textos, na mesma instituição. É oriunda do ensino público do Distrito Federal (Centro Interescolar de Línguas de Santa Maria), local que lhe despertou o interesse no estudo linguístico.  

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Publicado

2024-07-16

Como Citar

Santos, G., & Tavares Rabelo, J. B. (2024). Prática de textos e leitura crítica como estratégias na pandemia da COVID-19:: uma metodologia discursiva a partir das Redes Pragmáticas. RALED, 24(1), 182–200. https://doi.org/10.35956/v.24.n1.2024.p.182-200

Edição

Seção

Artigos