De la competência social de comunicación a las competências discursivas

Autores

  • Patrick Charaudeau

DOI:

https://doi.org/10.35956/v.1.n1.2001.p.7-22

Palavras-chave:

Competência de fala. Competência discursiva. Níveis de competência. Eliminar competência de fala. Competência discursiva. Níveis de competência.

Resumo

Abordaremos, nesse artigo, a competência de fala, conceito bem conhecido nas ciências da linguagem. Num primeiro momento se falava exclusivamente da “competência linguística”. Mais tarde, no campo da didáctica das línguas e da etnologia da comunicação, -desenvolvida em forma paralela nos Estados Unidos- , se começou a falar de competência comunicativa. No entanto, nunca se tratou a relação entre ambas. O que pretendemos demonstrar aqui, depois de revisar distintas definições do conceito, é a necessidade de distinguir diferentes níveis de competência para articulá-los entre si. Para finalizar, analisaremos varias questões que circulam tanto no campo da análise do discurso como no da didáctica de línguas, para estudá-las à luz do modelo proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Charaudeau

Profesor de Ciências del Lenguaje en la Universidad de Paris Norte, donde dirige el Centro de Análisis del Discurso. Desde 1977, sus investigaciones abarcan desde el dominio de la lingüística hispânica hasta el análisis dei discurso a partir de la perspectiva comunicacional, con énfasis en el discurso social y muy particularmente sobre los discursos mediáticos. Ha publicado numerosos artículos en revistas y libros, entre los que se destacan: Langage et discours. Eléments de sémiolinguistique (1983), Paris: Hachette; Le discours dinformation médiatique. La construction du miroir social (1997), Paris: Nathan-Ina; La parole confsquée. Un genre télévisuel: le talk show (en colaboración) (1997), Paris: Dunod; La télévtsion et la guerre. Déformation ou construction de la réalité? Le conflit en Bosnie (en colaboración). Asimismo, es autor de una reconocida gramática de la lengua francesa (Grammaire du sens et de l'expression [1992], Paris: Hachette).

Referências

Anscombre, J. C. y Ducrot, O. (1983). LArgumentation dans la langue. Bruxelles: Mardaga.

Bernstein, B. (1971). Class, Codes and Control. Vols. 1-3- Londres: Routledge.

Charaudeau, P. (1992). Grammaire du sens et de 1'expression. Paris: Hachette.

Genette, G. (1982). Palimpsestes. Paris: Seuil.

Goffman, E. (1974). Les rites d'interaction. Paris: Minuit.

Goffman, E. (1984). Forms oftalk. Oxford: Basii Blackwell.

Grice, H. P. (1979). Logique et conversation. Communication, 30, Paris: Seuil.

Gumperz, J. (1989). Engager la conversation. Introduction à la sociolinguistique interactionnelle. Paris: Minuit.

Halliday, M. A. C. (1979). Language structure and language function. En Lyons, J. (ed.). New Horizons in Linguistics. Harmondsworth: Penguin Books.

Hymes, D. (1972). Directions in Sociolinguistics. The ethnography ofCommunication. New York: Holt, Rinehart & Winston.

Labov, W. (1972). Language in the Inner City. Philadelphia: University of Pennsylvania Press.

Levinson, S. C. (1983). Pragmatics. Cambridge: Cambridge University Press.

Mc Cawlay, J. D. (1981). Everything that linguists have always wanted to know about logics, but were ashamed to ask. Chicago: The University of Chicago Press.

Sperber, D. y Wllson, D. (1989). Lapertinence. Paris: Minuit.

Publicado

2021-05-03

Como Citar

Charaudeau, P. (2021). De la competência social de comunicación a las competências discursivas. RALED, 1(1), 7–22. https://doi.org/10.35956/v.1.n1.2001.p.7-22

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.