O espaço na enunciação publicitária
do contexto social ao discursivo
Palavras-chave:
enunciação publicitária. processos midiáticos e culturais. espaço discursivo.Resumo
A partir de investigações sobre a enunciação midiática publicitária e dos estudos de processos mediáticos em comunicação, no âmbito do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem Publicitária ”“NIELP/ECA/USP, busca-se, neste trabalho, propor reflexões sobre a representação do espaço em mensagens publicitárias, a partir da formulação de categorias espaciais mais recorrentes da enunciação e do enunciado em publicidade. O texto tenta estabelecer a conexão entre os sentidos dos espaços sociais da sociedade de consumo com as suas representações discursivas de espaço.
Downloads
Referências
AUGÉ, M. (1994) Não Lugares: introdução a uma antropologia da super modernidade. São Paulo: Papirus.
BACHELARD, G. (1993) A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes.
BAKHTIN, M. (VOLOCHINOV) (1995) Marxismo e filosofia da linguagem. 7ed. São Paulo: HUCITEC. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira.
BARBOSA, I. S. e TRINDADE, E. (2003) ‘Por uma enunciação Publicitária’. IIANAIS Congresso Latino-Americano de Estudos do Discurso. Puebla: Universid Autónoma Benemérita de Puebla/ALED.1º CD-ROM.
BENVENISTE, E. (1966) Problèmes de linguistique générale. Paris: Gallimard.
BENVENISTE, E. (1974). Problèmes de linguistique générale II. Paris: Gallimard.
BOURDIEU, P. (1983) ‘O campo científico’, en R. ORTIZ (Org.) Pierre Bourdieu.São Paulo: Ática.
CHARAUDEAU, P. e MAINGUENEAU, D. (2004) Dicionário de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto. FIORIN, J. L. (1999) Astúcias da enunciação. As categorias de pessoa, espaço e tempo.São Paulo: Ática.
GENETTE, G. (1972) Figures III. Paris: Seuil.
GENETTE,G. (1983). Nouveau discours du récit. Paris: Seuil.
GREIMAS, A. J. (2002) ‘Semiótica figurativa y semiótica plástica’, en D. NAVARRO. Criterios -Imagem 1.Teoría Francesa y Francófona del lenguaje visual y pectórico. Havana: Casa de las Américas/ UNEAC/Embajada de Francia en Cuba.
KERBRAT-ORECCHIONI, C. (1980) L’énonciation. De la subjectivité dans lalangage. 5 ed. Paris: Armand Colin.
MCLUHAN, M. (1964) Understanding media: the extensions of man. New York:Signet Books.
MAINGUENEAU, D. (1983) Sémantique de la polémique.Discours religieux etruptures ideologique au XXVII° siècle. Lausanne: L’Age d’homme.
TRINDADE, E. (2005) ‘A publicidade e a modernidade-mundo: as representações de pessoa, espaço e tempo’, em I. S. BARBOSA (Org.). Os sentidos da Publicidade. Estudos interdisciplinares, pp. 81-96. São Paulo: Thomson Learning.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os/As autores/as conservam os direitos autorais e garantem a RALED o direito de ser a primeira publicação do trabalho licenciado por uma Creative Commons Attribution License que permite compartilhar o trabalho com reconhecimento de sua autoria e a publicação inicial nesta revista.