Estado argentino y cumbia villera
Palavras-chave:
cumbia villera. sociologia da linguagem. representação. atitude. política lingüística. planejamento lingüístico.Resumo
Este trabalho tem como objetivo analizar as Pautas de avaliação para os conteúdos da cumbia villera (COMFER, 2001) desde a perspectiva da Sociologia da Linguagem (Calvet, 1997; Cooper, 1997) visando identificar a atitude (Baker, 1992) e as representações socio-lingüísticas (Boyer, 1991) do Estado no que diz respeito de este gênero musical. Partindo da afirmação de que a análise dos instrumentos, que permitem a intervenção dos estados no tocante à política e ao planejamento lingüístico, evidencia as relações de poder presentes no interior de uma sociedade particular em um momento determinado (Calvet, 1997), provar-se-á que as Pautas pretendem intervir imperativamente sobre a linguagem, com o propósito de regular sua forma e seu uso e defender o que reconhece como ‘língua legítima’.
Downloads
Referências
ALVARADO, M. (1994) Paratexto. Buenos Aires: Eudeba Colección EnciclopediaSemiológica.
AMOSSY & HERSCHBERG PIERROT. (2001) Estereotipos y clichés. BuenosAires: Eudeba.
BAKER, C. (1992) Attitudes and language. Clevedon: Multilingual Matters.
BOYER, H. (1991) Langues en conflit. Paris: L’Harmattan.
CALVET, L. J. (1997) Las políticas lingüísticas. Buenos Aires: EDICIAL
COOPER, R. L. (1997) La planificación lingüística y el cambio social. Madrid:Cambridge University Press.
COMFER. (2001) Pautas de evaluación para los contenidos de la cumbia villera.Documento oficial del gobierno argentino disponible en: http://www.comfer.gov.ar/documentos/pdf/villera.pdf.
NINYOLES, R. L. (1972) Idioma y poder social. Madrid: Tecnos.
REGUILLO CRUZ, R. (2000) ‘Pensar los jóvenes. Un debate necesario’, enEmergencia de culturas juveniles. Estrategias del desencanto. Buenos Aires: Norma.
STEWART, W. A. (1968) ‘A sociolinguistic typology for describing nationalmultilingualism’, en J. Fishman (ed.) Readings in the Sociology of Language.Mouton: La Haya.
VÁZQUEZ VILLANUEVA, G. y VITALE, M. A. (2000) ‘Las leyes argentinassobre radiodifusión: políticas culturales y unificación lingüística’, en http://biblio.fcedu.uner.edu.ar/v_jornadas/ponencias/Area02/Vazquez_Vitale.html
WEINREICH, U. (1973) ‘Unilinguisme et multilinguisme’, en Enciclopédie dela Pleïade, Gallimard. S./d.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os/As autores/as conservam os direitos autorais e garantem a RALED o direito de ser a primeira publicação do trabalho licenciado por uma Creative Commons Attribution License que permite compartilhar o trabalho com reconhecimento de sua autoria e a publicação inicial nesta revista.