Construcción de opiniones públicas
preservación y normalización de la dependencia
Palavras-chave:
opiniões públicas. representações sociais. discurso. legitimação.Resumo
A reflexão trata das relações entre a opinião pública e os processos de mediatização. Se salienta nas formas en que o discurso mediático propõe representações sociais, que não só dão conta do estado geral das relações sociais, mas que agenciam projetos concretos de sociedade e de poder. Se reconhecem os mecanismos e as estratégias a partir dos quais a mídia propõe representações que orientam as opiniões públicas. Se parte do suposto de que a imprenta evidencia a articulação de fenômenos de percepção social, processos de comunicação, formação do sentido comum e formas de pensamento. O objetivo é identificar representações sociais que contribuem para a legitimação de linhas de ação políticas e para a construção de opiniões públicas. Se retomam categorias dos Estudos Críticos do Discurso, ECD (van Dijk, 2008), para dar conta dos vínculos entre mídia, discurso, poder e opiniões públicas. Na análise também se tratam dois artículos jornalísticos escolhidos de um corpus de uma investigação mais extensa.
Downloads
Referências
Berger, P. y Luckmann, T. (1998). La construcción social de la realidad. Buenos Aires: Amorrortu.
Bourdieu, P. (2001). Poder, derecho y clases sociales. Bilbao: Editorial Desclee de Brouwer.
Butler, J. (2001). Mecanismos psíquicos del poder. Teorías sobre la sujeción. Madrid: Ediciones cátedra.
Departamento nacional de planeación (DNP). (2007). Estrategia de fortalecimiento de la democracia y el desarrollo social. URL: http://www.dnp.gov.co/portalweb/Programas/JusticiaSeguridadyGobierno/PlanColombia.aspx
Lakoff, G. & Johnson, M. (1980). Metáforas de la vida cotidiana. Madrid: Cátedra.
Pardo, N. (2007a). Cómo hacer análisis crítico del discurso. Una perspectiva latinoamericana. Santiago de Chile: Frasis editores.
Pardo, N. (2007b). Discurso, Impunidad y Prensa. Bogotá: Centro editorial Facultad de Ciencias Humanas Universidad Nacional de Colombia.
Pardo, N. (2010). Representaciones de la política de seguridad democrática en el discurso de Álvaro Uribe Vélez: ¿Estado Comunitario? Discurso y Sociedad. Revista multidisciplinaria de Internet. Número 4 (1): 52-102.
Thompson, J. (1998). Los media y la modernidad. Una teoría de los medios de comunicación. Buenos Aires: Paidós.
Tickner, A. (2005). La securitización de la crisis colombiana: bases conceptuales y tendencias generales. Colombia Internacional No. 60. Bogotá: Universidad de los Andes.
Valdés, F. (2009). Izquierda, sociedad y democracia en América Latina. México: Nuevo Horizonte Editores.
van Dijk, T. (2008). Discourse and context. Cambridge: Cambridge University Press.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os/As autores/as conservam os direitos autorais e garantem a RALED o direito de ser a primeira publicação do trabalho licenciado por uma Creative Commons Attribution License que permite compartilhar o trabalho com reconhecimento de sua autoria e a publicação inicial nesta revista.