Donde caben dos caben tres
la intertextualidad en la fotografía y la pintura de Edward Weston, Tina Modotti y Diego Rivera
Palavras-chave:
intertextualidade, apropiação, Tina Modotti, Edward Weston, Diego Rivera.Resumo
O uso que Diego Rivera realizou em seus murais de algumas das fotografias tomadas por Edward Weston no México nos anos vinte, particularmente a série de seus nus de Tina Modotti, reproduzidos por Rivera no seu ciclo de Chapingo, e fotografados, por sua vez, pela modelo-fotógrafa, apresenta questões interessates em relação com o tema da representação (entendida como a produção de significado através da linguagem artística), a relação entre a pintura e a fotografia e as estratégias artísticas conhecidas como “apropriação”, “empréstimo”, “alusão” e “correspondência” (Zavala, 1999: 137-147). Este trabalho propõe analisar tais problemáticas em relação à imagem e à intertextualidade, complexificadas neste caso pelas relações amorosas entre o fotógrafo, o pintor e a modelo-fotógrafa; e, também, por razões estéticas e ideológicas relacionadas com as propostas do muralismo mexicano com respeito ao caráter coletivo da arte.
Downloads
Referências
Barthes, R. (2009). La cámara lúcida. Nota sobre la fotografía. Barcelona: Buenos Aires, México: Paidós.
Benjamin, W. (1989). La obra de arte en la época de su reproductibilidad técnica. Discursos Interrumpidos I. Buenos Aires: Taurus.
Brenner, A. (2002). Idols behind the altars. Mineola. Nueva York: Dover Publications.
Comisarenco, D. (2006). Diseño industrial mexicano e internacional: memoria y futuro. México: Editorial Trillas.
Comisarenco, D. (2008). Women, agriculture and civilization in Diego Rivera’s murals of Chapingo. Aurora, The Journal of the History of Art, 9: 101-115.
Del Conde, T. (1992). Tropos. Encuentros de la historia del arte en el arte contemporáneo mexicano. México: Sociedad Mexicana de Arte Moderno.
Fernández, J. (2001). Arte moderno y contemporáneo de México. Tomo II. El arte del siglo XX. México: UNAM.
Figarella, M. (2002). Edward Weston y Tina Modotti en México. México: UNAM.
Freud, S. (2004). Psicología de las masas y análisis del yo. La identificación. Obras Completas de Sigmund Freud. Tomo XVIII. Buenos Aires y Madrid: Amorrortu editores.
González Cruz Manjarrez, M. (1999). Tina Modotti y el muralismo mexicano. México: UNAM.
Lowe, S. (1995). Tina Modotti. Photographs. Nueva York: Harry Abrams, Philadelphia Museum of Art.
Lowe, S. (2004). Tina Modotti and Edward Weston. Londres. Nueva York: Merrell Publishers.
Moyssen, X. (1986).Los autorretratos de Diego Rivera. Diego Rivera. Retrospectiva. Detroit: Detroit Institute of Arts y México: Ministerio de Cultura, Dirección General de Bellas Artes y Archivos, Centro Nacional de Exposiciones.
Rivera, D. y March, G. (1991). My art, my life. An autobiography. Nueva York: Dover Publications.
Rivera, D. (1926). La pintura mexicana, el retrato. Mexican Folkways, 1, 5: 5-10.
Rivera, D. (1926). Edward Weston y Tina Modotti. Mexican Folkways, 2, 6: 16-27.
Rivera Marín, G. (1989). Un Río, dos Riveras. México: Patria.
Rodríguez J. A. y Méndez, M. (2009). Tina Modotti y las revistas ilustradas del México posrevolucionario: Mexican Folkways y Form. Pathos & Ethos. Revista de Arte, 2, 3:53-86.
Rodríguez, J.A. (1999). The rupturing gaze, en M. Barth (ed.), Tina Modotti & Edward Weston: Mexican Years, pp. 6-10. Nueva York: Throckmorton Fine Art.
Saborit, A. (1992). Una mujer sin país. Las cartas de Tina Modotti a Edward Weston 1921-1931. México: Cal y Arena.
Sontag, S. (2009). Sobre la fotografía. Barcelona: De bolsillo.
Tibol, R. (2002). Los murales de Diego Rivera Universidad Autónoma de Chapingo. México: editorial RM.
Tibol, R. (2007). Diego Rivera. Luces y sombras. México: Lumen.
Tibol, R. (1979). Diego Rivera. Arte y política. México: Grijalbo.
Tina Modotti. (2000). Una nueva mirada, 1929. México: Centro de la Imagen y CNCA.
Weston, E. (1990). The daybooks of Edward Weston. New York: Aperture.
Weston, E. (1926). Photography. Mexican Life, June. pp. 16-17.
Wolfe, B. (1997). La fabulosa vida de Diego Rivera. México: Editorial Diana.
Zavala, L. (1999). La precisión de la incertidumbre: posmodernidad, vida cotidiana y escritura. México: Universidad Autónoma del Estado de México.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os/As autores/as conservam os direitos autorais e garantem a RALED o direito de ser a primeira publicação do trabalho licenciado por uma Creative Commons Attribution License que permite compartilhar o trabalho com reconhecimento de sua autoria e a publicação inicial nesta revista.