Estratégias de polidez no gênero carta de leitor no contexto de português brasileiro como língua adicional

Autores

Palavras-chave:

estratégias de polidez. carta de leitor. ensino de português brasileiro como língua adicional.

Resumo

Este trabalho visa a investigar como um estudante inscrito no nível intermediário do curso de Por-tuguês para Estrangeiros da Universidade de Brasília realiza ajustes linguístico-discursivos concer-nentes ao emprego de estratégias de polidez no gênero carta de leitor. Para tanto, esta investigação, afiliada aos estudos da sociolinguística interacional e da pragmática (intercultural), se vale tanto do conceito de face e da teoria de polidez quanto da noção de gêneros textuais. Após realizarmos nossas ações metodológicas (leitura e análise da carta de leitor; e produção desse gênero), constatamos que o colaborador de pesquisa fez uso adequado das estratégias de polidez, em consonância com as con-venções socioculturais brasileiras, visto que, de modo geral, equalizaram-se sinceridade (necessária para a crítica) e polidez (necessária para o zelo à imagem social).

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Biografia do Autor

Professor adjunto da Universidade de Brasília, graduado em Letras (habilitação Português do Brasil como Segunda Língua), curso oferecido pela Universidade de Brasília, assim como mestre e doutor em Linguística pela mesma instituição.

Graduanda do curso de Letras (habilitação Português do Bra-sil como Segunda Língua), oferecido pela Universidade de Brasília.

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Publicado

2020-10-19

Como Citar

Rodrigo, & Amanda de Oliveira. (2020). Estratégias de polidez no gênero carta de leitor no contexto de português brasileiro como língua adicional. RALED, 18(2), 110–127. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/raled/article/view/33174

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