Discurso e(m) mídia
um caso de heterogeneidade dissimulada
Palavras-chave:
heterogeneidade. simulacro. humor político.Resumo
Este trabalho tem como objetivo investigar, por meio da Análise do Discurso franco-brasileira, como se dá o funcionamento discursivo do discurso político derrisório de videomontgens de atores políticos brasileiros no site YouTube. Nosso material de análise é composto por recortes da montagem: Pérolas de Lula 3 ”“ O Retorno. Nossa principal ferramenta conceitual é a noção de heterogeneidade enunciativa de Authier-Revuz (2004). Entendemos que a noção de heterogenei-dade constitutiva mostrada e marcada embora bastante pertinente para dar conta de corpora po-líticos marcadamente sérios, que circulam em suportes textuais convencionais necessita de uma reconfiguração no tocante ao tratamento de corpora políticos derrisórios. Cremos que, quando se trata de um Outro satírico apresenta sempre dissimulado nos traços do interdiscurso. Defende-mos que, para se pensar a derrisão do político em suportes como o digital, a noção de heterogenei-dade deve ser expandida e pensada enquanto heterogeneidade dissimulada (BARONAS, 2005).
Downloads
Referências
Authier-Revuz, J. 1990. Heterogeneidades enunciativas. Em Cadernos de estudos lingüísticos, 19. Campinas: IEL.
Authier-Revuz, J. 2004. Entre a transparência e a opacidade: um estudo enunciativo do sentido. Apresentação de M. T. Revisão da tradução de L. B. Barbisan e V. N. Flores. Porto Alegre: EDIPUCRS.
Bakhtin, M. 2008. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução de P. Bezerra. 4a. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 341p.
Baronas, R. L e Kosciureski, M. B. S. 2006. Observações sobre a textualização do “sic” no discurso político: marcas de derrisão. Em P. Navarro (org.) Estudos do Texto e do Discurso. São Carlos, Claraluz.
Baronas, R. L. 2005. Derrisão: um caso de heterogeneidade dissimulada. Em Polifonia. Cuiabá: EDUFMT, no. 10. 99-111 p.Bonnafous, S. 2003. Sobre o bom uso da derrisão em J. M. Le Pen. Tradução de M. R. G. e F. C. Montanheiro. Em M. R. Gregolin (org.). Discurso e Mídia: a cultura do espetáculo. São Carlos: Claraluz, 35-48 p.
Foucault, M. [1969] 2000. A Arqueologia do saber [1969]. 6ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária.
Haroche, C. e Pêcheux, M. e Henry, P. 2007. A semântica e o corte saussuriano: língua, lin-guagem, discurso. Em R. L. Baronas (Org.). Análise do Discurso: apontamentos para uma história da noção-conceito de formação discursiva. 2. ed. São Carlos: Pedro & João Editores.
Krieg, A. 1999. Vacances argumentative: l’usage de (sic) dans la presse d’extrême-droite contem-poraine. Em S. Bonnafous e P. Fiala. (dir.). Argumentations d’extrême-droite. Les langages du politique. Mots, 58: 11-34.
Lula o analfabeto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=32-Aa0ibiHA. Acesso em: 23 de abr. 2019
Maingueneau, D. 2007. Gênese dos Discursos. Tradução de Sírio Possenti. Curitiba: Criar, 2007.
Maingueneau, D. 2015a. Das formações discursivas unifocais à s plurifocais: análise discursiva de manuais escolares e Viagens Extraordinárias, de Júlio Verne. Tradução de Roberto Leiser Baronas et al. Em R. L. Baronas e L. M. Araujo e S. Ponsoni. (orgs.) Análise do Discurso: continuidades, calibragens e interfaces. 1 a. ed. São Paulo: Paulistana. 105-128 p.
Maingueneau, D. 2015b. Discurso e análise do discurso. São Paulo: Parábola Editorial.
Mercier, A. 2001. Pouvoirs de la dérision, dérision dês pouvoirs. (Introduction) Em Hermés-Re-vue. Dérision ”“ contestation, 29, CNRS Éditions.
Movimento Dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra. 2018. [Disponível na internet em http://www.mst.org.br/]. Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra. [Consulta: 17 de setembro de 2018].
Pêcheux, M. [1969] 1997. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução de Eni Puccinelli Orlandi [et al.]. 3º edição, Campinas, SP: Editora da Unicamp.
Pêcheux, M. 2006. Discurso ”“ estrutura ou acontecimento. Tradução de Eni Puccinelli Orlandi. Campinas: Pontes.
Wikipedia. 2018. [Disponível na internet em http://pt.wikipedia.org/wiki/Missão_Imposs%-C3%ADvel]. Missão Impossível. [Consulta: 17 de setembro de 2018].
Youtube. 2018. [Disponível na internet em https://www.youtube.com/watch?v=Z5dbaUDjgXw].
Pérolas de Lula 3 ”“ O Retorno. Mais uma coletânea de pérolas lulista para o deleite da plateia bra-sileira. [Consulta: 17 de setembro de 2018].
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os/As autores/as conservam os direitos autorais e garantem a RALED o direito de ser a primeira publicação do trabalho licenciado por uma Creative Commons Attribution License que permite compartilhar o trabalho com reconhecimento de sua autoria e a publicação inicial nesta revista.