Formação Continuada em Diversidade Sexual e as possibilidades que emanam da Interseccionalidade aliada aos Estudos Críticos do Discurso

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.35956/v.2.n23.2023.p.147-166

Mots-clés :

Diversidade Sexual, Estudos Críticos do Discurso, Formação Continuada, Interseccionalidade, Mudança Social

Résumé

Esse artigo aponta para as possibilidades analíticas entre a Interseccionalidade e os Estudos Críticos do Discurso frente às narrativas de três profissionais da educação pública do Distrito Federal que participaram do curso “Reconhecendo a Diversidade Sexual na Escola” em 2022. Como parte das atividades, participaram em fóruns, engajando-se em discussões sobre autoidenticação e entrecruzamento identitário. Esses textos apresentam percepções sobre a desigualdade social que afeta as/es/os participantes, bem como suas/seus estudantes. Assim, por meio dos textos postados e entrevistas semiestruturadas, objetivo analisar suas narrativas para compreender como opressões simultâneas impactam determinados corpos na escola. Ademais, a materialidade discursiva desses textos indica um processo de reflexividade crítica das/des/dos participantes que as/es/os capacita/provoca propor ações pedagógicas para uma mudança social onde trabalham. Metodologicamente, esse estudo é qualitativo e interpretativista por possibilitar observar como as pessoas se articulam, como suas experiências ganham significado e vida, explicitando as relações sociais mais livremente.

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Biographie de l'auteur-e

Leonardo da Cunha Mesquita Café, Universidade de Brasília/Secretaria de Educação do Distrito Federal

Je suis professeur au Département de l'éducation du District fédéral depuis 1997, travaillant dans l'éducation de base. J'ai un diplôme en lettres de l'Université de Brasilia et une maîtrise en linguistique de l'Université de Brasilia également. Actuellement, je travaille dans la formation continue des professionnels de l'éducation (GDF) à l'EAPE, plus spécifiquement dans la discussion des axes transversaux et intersectionnels des catégories de classe, de genre social, de race et de sexualité.

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Publié-e

2023-12-20

Comment citer

Café, L. da C. M. (2023). Formação Continuada em Diversidade Sexual e as possibilidades que emanam da Interseccionalidade aliada aos Estudos Críticos do Discurso. Revista Latinoamericana De Estudios Del Discurso, 23(2), 147–166. https://doi.org/10.35956/v.2.n23.2023.p.147-166

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