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Chanel

Auteurs-es

  • Ida Lúcia Machado UFMG

Mots-clés :

Narrativa de vida, Resiliência, Transclasse, Análise do Discurso

Résumé

RESUMO: Nosso artigo tem dois objetivos: o primeiro é o desejo que temos de mostrar como as mulheres nadam contra a corrente nas águas dos preconceitos e normas que buscam inferiorizá-las, normas estas geralmente concebidas por homens. O segundo é mostrar que a análise do discurso é propícia para abordar narrativas de vida. Tomaremos como objeto de pesquisa relatos de vida de uma mulher que se revoltou contra determinismos sociais e graças ao seu trabalho manual conseguiu vencer na vida: trata-se de Coco Chanel, uma “transclasse”. Como metodologia de trabalho amparamo-nos de conceitos vindos de uma análise do discurso interdisciplinar, a semiolinguística de Charaudeau (1983, 1992, 2007). Recorremos também a conceitos de Cyrulnik (2002), Jaquet (2015) e Autora (2020). Teceremos um breve relato baseado em depoimentos da vida de Chanel e interpretaremos alguns de seus enunciados, testemunhos escritos de suas emoções e de sua resiliência.

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Biographie de l'auteur-e

Ida Lúcia Machado, UFMG

Doutora ès Lettres pela Universidade de Toulouse II - França. Possui dois póst-doutorados em Análise do Discurso realizados em 1998 e 2005-2006 sob a supervisão dos Profs. Patrick Charaudeau (Paris XIII) e Claude Chabrol (Sorbonne Nouvelle - Paris III). Autora dos livros Parodie & Analyse du Discours. Paris: L'Harmattan, 2013; Análise do discurso e narrativas de vida. Coimbra: Grácio Ed., 2016; As múltiplas faces da ironia em diferentes "eus"narrativos. Coimbra: Grácio Ed., 2018. Organizadora de mais de doze coletâneas sobre Análise do Discurso. Atualmente professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação do PosLin da FALE/UFMG, onde ministra aulas e orienta alunos em Análise do discurso de tendência francesa. É pesquisadora do CNPq. Endereço para o LATTES: http://lattes.cnpq.br/21141352343491

 

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Publié-e

2022-12-06

Comment citer

Machado, I. L. (2022). Português: Chanel. Revista Latinoamericana De Estudios Del Discurso, 22(2), 5–22. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/raled/article/view/42165

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