Autoria em causos contados por Milton Neves sobre futebol
Mots-clés :
autoria. estilo. futebol.Résumé
Para analisar o futebol, discutir sobre um time ou sobre um jogador específico há a figura do comentarista. No Brasil, Milton Neves é um exemplo de comentarista conhecido, de credibilidade e alvo de críticas por se envolver em polêmicas devido a certos comentários que profere. O autor publica causos na revista Placar, mensalmente, na coluna intitulada “Causos do Miltão”. Nosso objetivo, neste trabalho, é apresentar um estudo que realizamos acerca de quatro desses causos com o intuito de averiguar se existem neles indícios que possam caracterizar o comentarista como autor, levando em consideração, principalmente, os postulados de Foucault (1999) e nas concepções de Possenti (2002). Atribuímos autoria aos seus causos, uma vez que eles contêm artifícios linguísticos e discursivos capazes de particularizar as narrações.
Téléchargements
Références
Abreu, A. S. C. 2013. Políticas de autoria. São Paulo: Editora da UFSCAR.
Bakhtin, M. 1995. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec.
Bakhtin, M. 1997. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes.
Barthes, R. 1984. A morte do autor. In R. Barthes. O rumor da língua, pp. 49- 54. Lisboa: Edições 70.
Câmara, R. P. 2005. [Disponível em: http://anpuh.org/anais/wp-content/uploads/mp/pdf/ANPUH.S23.0876.pdf.] Os causos na região do Pantanal Brasileiro: identidade e poética (estudo). ANPUH ”“ XXIII Simpósio Nacional de História”“ Londrina. [Acesso em 02/06/2014].
Cândido, A. 2001. Os parceiros do Rio Bonito: estudo sobre o caipira paulista e a transformação dos seus meios de vida. São Paulo: Duas cidades.
Chartier, R. 1994. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas da Europa entre os séculos XIV e XVIII, pp. 33-65. Brasília: Editora da UNB.
Chartier, R. 2012. O que é um autor? Revisão de uma genealogia. São Paulo: Editora de UFSCAR.
Compagnon, A. 2003. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: Ed. da UFMG.
Foucault, M. 1999. O que é um autor? Portugal: Veja/ Passagens.
Granger, G. G. 1974. Filosofia do estilo. São Paulo: Perspectiva.
Houaiss, A. & Villar, M. de S. 2001. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva.
Oliveira, I. R. de 2008. Gênero causo: narratividade e tipologia. Tese de Doutorado.São Paulo: PUC/SP.
Possenti, S. 2001. Enunciação, autoria e estilo. Revista da FAEEBA. Revista do Departamento de Educação ”“ Campus I, n. 15: 15-21.
Possenti, S. 2002. Indícios de autoria. Perspectiva ”“ Revista do Centro de Ciências da Educação 20, 1: 105-124.
Tfouni, L. V. 2009. Múltiplas faces da autoria: Análise do discurso, psicanálise, literatura, modernidade e enunciação. Rio Grande do Sul: Editora da Unijuí.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Los/as autores/as conservan los derechos de autor/a y garantizan a RALED el derecho de ser la primera publicación del trabajo al igual que licenciado bajo una Creative Commons Attribution License BY-NC-ND 4.0 que permite a otros compartir el trabajo con un reconocimiento de la autoría del trabajo, copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Os/As autores/as conservam os direitos autorais e garantem a RALED o direito de ser a primeira publicação do trabalho licenciado por uma Creative Commons Attribution License BY-NC-ND 4.0 que permite compartilhar o trabalho com reconhecimento de sua autoria e cópia e redistribuição do material em qualquer meio ou formato.