Práticas de linguagem na atividade de trabalho
cenografia e ethos em discursos socioprofissionais
Palavras-chave:
práticas discursivas. linguagem no trabalho. cenografia enunciativa. ética discursiva.Resumo
O objetivo geral deste estudo é contribuir para a compreensão de discursos empresariais manifestados em jornal interno de empresa e por profissionais que atuam na comunicação interna das organizações. A linguagem é aqui entendida como resultado de uma atividade humana, de um agir discursivo no mundo que nos situa, exercendo posição de destaque em relação aos estudos interdisciplinares referentes ao mundo do trabalho e à s contribuições advindas da ergologia (Schwartz, 1994, 1997, 2010) e da análise do discurso de base enunciativa (Maingueneau, 2001, 1984/2008a, 2008b). Os procedimentos metodológicos inserem-se nas técnicas de análise qualitativas, em especial o método indiciário como modelo epistemológico (Ginzburg, 1989). A pesquisa evidenciou que o ethos discursivo está imbricado à cenografia constituída na enunciação através da qual se instaura um estatuto particular aos enunciados os quais permitem compreender a linguagem como fato sócio-histórico que se insere nas relações de poder que permeiam a vida social.
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