Sugestões de experimentos de fácil acesso para o ensino de termodinâmica
Palavras-chave:
Experimentos didáticos. Materiais recicláveis para ensino. Termodinâmica.Resumo
No presente trabalho apresentamos a construção de alguns experimentos didáticos com a utilização de materiais de fácil acesso com baixo custo ou reciclados para facilitar a compreensão do ensino de física na área de Termodinâmica, potencializando assim o processo de ensino-aprendizagem dos alunos de ensino fundamental e médio. Foram elaborados roteiros explicativos (com sugestões de montagem e aplicação em sala de aula), enfatizando os princípios físicos envolvidos em cada experimento e a teoria necessária para a sua compreensão. Todos os experimentos foram elaborados com materiais recicláveis e facilmente disponíveis. O intuito deste tipo de experimento é estimular a curiosidade e interesse dos alunos para o estudo de ciências tornando as aulas de Física mais interessantes e atrativas para os alunos.
Downloads
Referências
ARRIBAS, S. D. Experiências de Física ao Alcance de Todas as Escolas. Rio de Janeior: MEC/FAE,
1988. 90
BERLITZ, A. J.; ÁVILA, A. P. Experiências de Física para o 1ž Grau. 1. ed. São Leopoldo:
Unisinos, 1996. 90
BUENO, R. S. M.; KOVALICZN, R. A. O Ensino de Ciências e as Dificuldades das Atividades
Experimentais. Disponível em: <www.http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/
arquivos/23-4.pdf>. Acesso em: 19 out. 2019. 90
COSTA, L. F. S.; LIMA, K. A.; ANDRADE, M. G. S.; BARCELOS, M. W. S.;
VIEIRA, T. S. Principais dificuldades para o ensino de ciências na concepção de
professores de escolas estaduais na cidade de araguatins-to. 2012. Disponível em:
<http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/view/3155/2372>. Acesso
em: 19 out. 2019. 90
FOLHAIS, C. Física Divertida. 1. ed. Brasília: Universidade de Brasília, 2000. 90
HALLIDAY, D.; WALKER, J. Fundamentos de Física. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. v. 2. 92,
97
MELO, M. G. A.; CAMPOS, J. S.; ALMEIDA, W. S. Dificuldades enfrentadas por professores
de ciências para ensinar física no ensino fundamental. R. B. E. C. T., v. 8, n. 4, p. 241, 2015. 90
NUSSENZVEIG, M. Os três mandamentos. 2018. Disponível em: <http://www.sbfisica.
org.br/v1/home/images/acontece-na-sbf/2018/agosto/acontecemoyses-2018-08-14.pdf>.
Acesso em: 29 mar. 2019. 90, 91
SANTOS, B. F.; RIBEIRO, M. Brasil está entre os piores em ranking mun-
dial de educação. 2016. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/brasil/
brasil-esta-entre-os-8-piores-em-ciencias-em-ranking-de-educacao/>. Acesso em:
21 nov. 2019. 90
VALADARES, H. Física Mais que Divertida. Belo Horizonte: UFMG, 2000. 90
Downloads
Publicado
Versões
- 2020-09-13 (3)
- 2020-09-08 (2)
- 2020-09-08 (1)
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Physicae Organum - Revista dos Estudantes de Física da UnB
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).