Suggestions of easy experiments for the teaching of thermodynamics
Keywords:
Experimentos didáticos. Materiais recicláveis para ensino. Termodinâmica.Abstract
In this paper we present the construction of some didactic experiments with the use of materials of easy access with low cost or recycled to facilitate the understanding of the teaching of physics in the discipline of thermodynamics, thus enhancing the teaching-learning process of elementary school students. Explanatory scripts were elaborated, emphasizing the physical principles involved in each experiment and the theory necessary for their understanding. All experiments were made with recyclable and easily available materials. The purpose of this type of experiment is to stimulate students’ curiosity and interest in the study of science by making physics classes more interesting and attractive to students.
Downloads
References
ARRIBAS, S. D. Experiências de Física ao Alcance de Todas as Escolas. Rio de Janeior: MEC/FAE,
1988. 90
BERLITZ, A. J.; ÁVILA, A. P. Experiências de Física para o 1ž Grau. 1. ed. São Leopoldo:
Unisinos, 1996. 90
BUENO, R. S. M.; KOVALICZN, R. A. O Ensino de Ciências e as Dificuldades das Atividades
Experimentais. Disponível em: <www.http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/
arquivos/23-4.pdf>. Acesso em: 19 out. 2019. 90
COSTA, L. F. S.; LIMA, K. A.; ANDRADE, M. G. S.; BARCELOS, M. W. S.;
VIEIRA, T. S. Principais dificuldades para o ensino de ciências na concepção de
professores de escolas estaduais na cidade de araguatins-to. 2012. Disponível em:
<http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/view/3155/2372>. Acesso
em: 19 out. 2019. 90
FOLHAIS, C. Física Divertida. 1. ed. Brasília: Universidade de Brasília, 2000. 90
HALLIDAY, D.; WALKER, J. Fundamentos de Física. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. v. 2. 92,
97
MELO, M. G. A.; CAMPOS, J. S.; ALMEIDA, W. S. Dificuldades enfrentadas por professores
de ciências para ensinar física no ensino fundamental. R. B. E. C. T., v. 8, n. 4, p. 241, 2015. 90
NUSSENZVEIG, M. Os três mandamentos. 2018. Disponível em: <http://www.sbfisica.
org.br/v1/home/images/acontece-na-sbf/2018/agosto/acontecemoyses-2018-08-14.pdf>.
Acesso em: 29 mar. 2019. 90, 91
SANTOS, B. F.; RIBEIRO, M. Brasil está entre os piores em ranking mun-
dial de educação. 2016. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/brasil/
brasil-esta-entre-os-8-piores-em-ciencias-em-ranking-de-educacao/>. Acesso em:
21 nov. 2019. 90
VALADARES, H. Física Mais que Divertida. Belo Horizonte: UFMG, 2000. 90
Downloads
Published
Versions
- 2020-09-13 (3)
- 2020-09-08 (2)
- 2020-09-08 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Physicae Organum
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).