Sugestões de experimentos de fácil acesso para o ensino de termodinâmica

Autores/as

  • Edivania Sousa Bispo Escola de Ciência Exatas e da Comutação da PUC Goiás, Goiânia, GO
  • Clóves Gonçalves Rodrigues Escola de Ciência Exatas e da Comutação da PUC Goiás, Goiânia, GO

Palabras clave:

Experimentos didáticos. Materiais recicláveis para ensino. Termodinâmica.

Resumen

No presente trabalho apresentamos a construção de alguns experimentos didáticos com a utilização de materiais de fácil acesso com baixo custo ou reciclados para facilitar a compreensão do ensino de física na área de Termodinâmica, potencializando assim o processo de ensino-aprendizagem dos alunos de ensino fundamental e médio. Foram elaborados roteiros explicativos (com sugestões de montagem e aplicação em sala de aula), enfatizando os princípios físicos envolvidos em cada experimento e a teoria necessária para a sua compreensão. Todos os experimentos foram elaborados com materiais recicláveis e facilmente disponíveis. O intuito deste tipo de experimento é estimular a curiosidade e interesse dos alunos para o estudo de ciências tornando as aulas de Física mais interessantes e atrativas para os alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALONSO, M.; FINN, E. J. Física. [S.l.]: Addison-Wesley, 1992. 92, 97

ARRIBAS, S. D. Experiências de Física ao Alcance de Todas as Escolas. Rio de Janeior: MEC/FAE,
1988. 90

BERLITZ, A. J.; ÁVILA, A. P. Experiências de Física para o 1ž Grau. 1. ed. São Leopoldo:
Unisinos, 1996. 90

BUENO, R. S. M.; KOVALICZN, R. A. O Ensino de Ciências e as Dificuldades das Atividades
Experimentais. Disponível em: <www.http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/
arquivos/23-4.pdf>. Acesso em: 19 out. 2019. 90

COSTA, L. F. S.; LIMA, K. A.; ANDRADE, M. G. S.; BARCELOS, M. W. S.;
VIEIRA, T. S. Principais dificuldades para o ensino de ciências na concepção de
professores de escolas estaduais na cidade de araguatins-to. 2012. Disponível em:
<http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/view/3155/2372>. Acesso
em: 19 out. 2019. 90

FOLHAIS, C. Física Divertida. 1. ed. Brasília: Universidade de Brasília, 2000. 90

HALLIDAY, D.; WALKER, J. Fundamentos de Física. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. v. 2. 92,
97

MELO, M. G. A.; CAMPOS, J. S.; ALMEIDA, W. S. Dificuldades enfrentadas por professores
de ciências para ensinar física no ensino fundamental. R. B. E. C. T., v. 8, n. 4, p. 241, 2015. 90

NUSSENZVEIG, M. Os três mandamentos. 2018. Disponível em: <http://www.sbfisica.
org.br/v1/home/images/acontece-na-sbf/2018/agosto/acontecemoyses-2018-08-14.pdf>.
Acesso em: 29 mar. 2019. 90, 91

SANTOS, B. F.; RIBEIRO, M. Brasil está entre os piores em ranking mun-
dial de educação. 2016. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/brasil/
brasil-esta-entre-os-8-piores-em-ciencias-em-ranking-de-educacao/>. Acesso em:
21 nov. 2019. 90

VALADARES, H. Física Mais que Divertida. Belo Horizonte: UFMG, 2000. 90

Publicado

2020-09-08 — Actualizado el 2020-09-13

Versiones

Cómo citar

Sousa Bispo, E., & Gonçalves Rodrigues, C. (2020). Sugestões de experimentos de fácil acesso para o ensino de termodinâmica. Physicae Organum - Revista Dos Estudantes De Física Da UnB, 6(2), 89–111. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/physicae/article/view/24394 (Original work published 8 de septiembre de 2020)