Esta é uma versão desatualizada publicada em 2020-09-08. Leia a versão mais recente.

Sugestões de experimentos de fácil acesso para o ensino de termodinâmica

Autores

  • Clóves Gonçalves Rodrigues Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Edivania Sousa Bispo

Resumo

No presente trabalho apresentamos a construção de alguns experimentos didáticos com a utilização de materiais de fácil acesso com baixo custo ou reciclados para facilitar a compreensão do ensino de física na área de Termodinâmica, potencializando assim o processo de ensino-aprendizagem dos alunos de ensino fundamental e médio. Foram elaborados roteiros explicativos (com sugestões de montagem e aplicação em sala de aula), enfatizando os princípios físicos envolvidos em cada experimento e a teoria necessária para a sua compreensão. Todos os experimentos foram elaborados com materiais recicláveis e facilmente disponíveis. O intuito deste tipo de experimento é estimular a curiosidade e interesse dos alunos para o estudo de ciências tornando as aulas de Física mais interessantes e atrativas para os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-09-08

Versões

Como Citar

Rodrigues, C. G., & Bispo, E. S. (2020). Sugestões de experimentos de fácil acesso para o ensino de termodinâmica. Physicae Organum - Revista Dos Estudantes De Física Da UnB, 6(2), 89–102. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/physicae/article/view/24394