SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ACÚSTICA
Palavras-chave:
sequência didática., Aprendizagem significativa, Modelo mental, Ensino de Física, AcústicaResumo
O presente texto descreve uma proposta de sequência didática desenvolvida para o ensino de acústica para alunos do Ensino Médio. Fundamentada nas teorias de aprendizagem significativa de Ausubel e de modelos mentais de Johnson-Laird, pretende construir a ideia de som como um fenômeno ondulatório e estabelecer relações com a vida cotidiana. Dessa forma, detalha um planejamento de aulas, seus objetivos e estratégias para garantir a aprendizagem significativa e um modelo mental alinhado ao conhecimento científico. Ao final, propõe-se uma atividade avaliativa com foco na investigação, baseada na perspectiva da avaliação formativa (LUCKESI, 1995).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).