EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS

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Mots-clés :

Educação alimentar. Alimentação. IMC.

Résumé

Objetivou-se, com esta pesquisa, desenvolver um projeto de caráter investigativo com alunos do 5o ano do Ensino Fundamental (anos iniciais) de uma Escola Municipal (GO). Tendo por foco a importância da educação nutricional na vida das crianças, promoveu-se o estímulo a bons hábitos alimentares por meio do ensino por investigação. Para tanto, este trabalho envolveu 18 alunos do 5o ano do Ensino Fundamental que foram instados a verificar seus pesos e medidas durante a aula, para cálculo e posterior análise do índice de massa corpórea (IMC). Os estudantes tiveram a oportunidade de discutir alimentação saudável, hábitos saudáveis para manutenção da saúde, bem como relacionar a classificação dos IMCs calculados com indicativos de saúde, magreza ou obesidade. As crianças tiveram a oportunidade de discutir sobre esses parâmetros, relacionando-os com a ingestão energética de nutrientes, ao mesmo tempo que reconheceram que, alguns fatores, como a falta de atividade física, podem levar a obesidade. Houve troca de experiências entre os alunos e os resultados evidenciam interesse ao tema trabalhado devido à metodologia interativa e focada no aluno, facilitando o processo de aprendizagem.

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Biographie de l'auteur-e

Olavo Leopoldino da Silva Filho, Universidade de Brasília

imagem2.jpg INSTITUTO DE FÃSICA, UNIVERSIDADE DE BRASÃLIA.

  • Formação: Dr. em Física, Mestre em Física, Mestre em Filosofia, Bacharel em Física, Matemática, Ciências da Computação e Filosofia.
  • Interesses: História da Física, Filosofia da Física, Ensino de física, Fundamentos de Mecânica Quântica.
  • Atuação Profissional: Professor Associado do Instituto de Física da Universidade de Brasília - UnB
  • Membro efetivo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Pólo 01
  • Coordenador de Licenciatura em Física - Instituto de Física, Universidade de Brasília - Universidade Aberta do Brasil (UAB)

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Publié-e

2022-04-17

Comment citer

de Moura Mercadante, E. E., Silva Filho, O. L. da, Ferreira, M., & Martins Costa, M. R. (2022). EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Physicae Organum - Revista Dos Estudantes De Física Da UnB, 8(1), 20–39. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/physicae/article/view/42815

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