MEInstruaAÇÃO: eventos de letramento sobre menstruação, meio ambiente e ciência em escolas do DF

Autores

  • Maria Carmen Aires Gomes Universidade de Brasília

Palavras-chave:

ODS, Meio ambiente, Educação ambiental, pobreza, dignidade menstrual, meninas na ciência, letramento

Resumo

O problema multidimensional da pobreza e dignidade menstrual em contextos brasileiros orienta a ação desenvolvida que objetivou produzir evidências e saberes identificados em discursos sobre tal realidade, a fim de gerar subsídios para proposições de ações inovadoras para o enfrentamento dos problemas desencadeados pela falta de direitos dos corpos que menstruam em práticas escolares no Distrito Federal. Por meio da etnográfica discursivo-crítica, foram realizados eventos de letramentos críticos sobre educação menstrual em escolas. Foi proposta uma prática de letramentos sobre educação menstrual emancipatória e inclusiva por meio de dois eventos articulados com as disciplinas de Humanas, Biológicas e da Terra, com o objetivo de debater sobre as relações entre pobreza menstrual, meio ambiente/saneamento, por meio de duas rodas de conversa. Atividades de letramento crítico, tendo como base ação pedagógica decolonial, refutam e problematizam as condições ontológicas-existenciais interseccionais para transformá-las. Ações pedagógicas decoloniais e críticas exigem que a comunidade escolar se repense e ressignifique a sua forma de compreender a sociedade e seus inúmeros problemas, como por exemplo o da pobreza menstrual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CALAFELL SALA, Núria. Menstruação decolonial. Revista Estudos Feministas, [S. l.], v. 28, n. 1, 2020. DOI: 10.1590/1806-9584-2020v28n157907. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/1806-9584-2020v28n157907. Acesso em: 25 abr. 2024.

CHANDRA-MOULI, Venkatraman; PATEL, Sheila V. Mapping the Knowledge and Understanding of Me-narche, Menstrual Hygiene and Menstrual Health Among Adolescent Girls in Low and Middle-Income Countries. In: BOBEL, Chris et al. The Palgrave Handbook of Critical Menstruation Studies. London: Pal-grave Macmillan, 2020. p. 609- 636

GOMES, Maria Carmen Aires. Pobreza menstrual no Brasil: uma análise discursivo-crítica da cadeia de gêneros sobre o projeto de lei n° 4968, DE 2019. In: SARTIN, F; CABRAL, S. (Org.). Discurso(s) e Linguística Sistêmico-Funcional no Brasil. 1ed.São Paulo: Mercado de Letras, 2023a, v. 1, p. 150-170.

GOMES, Maria Carmen Aires. Pobreza menstrual, discurso e identidade de gênero no contexto de pande-mia COVID-19. Discurso & Sociedad, v. 17(3), p. 530-551, 2023b.

GOMES, Maria Carmen Aires; GONZALES, Carolina; DUTRA, Paula; GOMES, Ana Claudia; PEDROSA, Ma-yra. Pobreza/Dignidade Menstrual, Meio Ambiente e Ciência: Enredando o Caleidoscópio em Escolas do DF. In: LIMA, E.; BARRETO, L., FERREIRA, O. (Org.). Mulheres e Meninas na Ciência. 1ed.Brasília: La-SUS, FAU, 2024, v. 1, p. 12-20.

KALANTZIS, Mary; COPE, Bill; PINHEIRO, Petrilson. Letramentos. Tradução: Petrilson Pinheiro. Campi-nas, SP, Editora Unicamp, 2020.

LUGONES, María. Colonialidade e gênero. In: HOLLANDA, H.B. (org.) Pensamento feminista de hoje. Perspectivas decoloniais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020. p.52-83.

MAGALHÃES, Izabel; SILVA, Kenia; ARGENTA, Julia; PEREEIRA, Rebeca. Language, Literacy, and Health: discourse in Brazil’s National Health System. Lamham: Lexington Books, 2022.

MALDONADO-TORRES, Nelson. Analítica da colonialidade e da decolonialidade: algumas dimensões bá-sicas. In: Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico / organizadores Joaze Bernardino-Costa, Nelson Maldonado Torres, Ramón Grosfoguel. -- 1. ed. -- Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

MALDONADO-TORRES, Nelson. Transdisciplinariedad y decolonialidad. Quaderna, 2016. https://quaderna.org/wp-content/uploads/2016/01/pdf-NMTORRES.pdf

MENEGOTTO, Janaína. Experiências menstruais de meninas adolescentes da periferia de porto alegre. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUCRS, 2022. https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10768

Rea, Aurora Isabel Macías. Ecofeminismos: prácticas, discursos y experiencias en torno a las alternativas menstruales, desde el Área Metropolitana de Guadalajara, 2019. Universidad de Guadalajara Centro Uni-versitario de Ciencias Económico Administrativas. https://www.academia.edu/40122020/ECOFEMINISMOS_TESIS

UNFPA/UNICEF. Relatório sobre Pobreza Menstrual no Brasil. Desigualdades e violações de Direitos. Dis-ponível em https://www.unicef.org/brazil/media/14456/file/dignidade-menstrual_relatorio-unicef-unfpa_maio2021.pdf. Acesso em: 15/02/2022.

UNFPA/UNICEF. Recomendações para implementação de iniciativas de promoção da dignidade menstru-al. fi-le:///C:/Users/Usuario/Documents/POBREZA%20MENSTRUAL/recomendacoes-dig-menstrual_v2.pdf. 2023

WALSH, Catherine. Lo pedagógico y lo decolonial. Entretejiendo caminhos. In C.Walsh, Pedagogias deco-loniales. Prácticas insurgents de resistir, (re) existir y (re) vivir. TOMO I. (pp. 23-68). Quito-Equador: Abya Yala, 2013.

Downloads

Publicado

2024-11-21

Como Citar

GOMES, Maria Carmen Aires. MEInstruaAÇÃO: eventos de letramento sobre menstruação, meio ambiente e ciência em escolas do DF. Participação, [S. l.], v. 1, n. 42, p. 139–153, 2024. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/53719. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.