Estação digital: uma janela para o mundo
Palavras-chave:
Crianças hospitalizadas. Qualidade de vida. Ambientes virtuais. Inclusão digital e social.Resumo
O projeto “Estação Digital: uma janela para o mundo” em desenvolvimento no Hospital da Criança Santo Antonio, no Complexo Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia em Porto Alegre Rio Grande do Sul vem oferecendo aos pacientes pediátricos hospitalizados alternativas para a busca de melhor qualidade de vida no período da permanência no hospital utilizando recursos virtuais. A Universidade de Brasília, a FACED/UFRGS e a PROCEMPA/RS, vem numa parceria com a Instituição oferecendo suporte para a instalação dos equipamentos, formação de recursos humanos, e acompanhamento do Projeto.Downloads
Referências
BOCK, A.M.B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M.L.T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2001.
BRASIL. Constituição, 1988. Constituição Federal da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial. Brasília, DF, 1994. Livro
BRASIL______. Ministério da Ação Social. Centro Brasileiro para Infância e Adolescência. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): Lei Federal N. 8.069, de 13 de julho de 1990. Brasília, DF, 1990a.
BRASIL. Ministério da Saúde. Assessoria de Comunicação Social. Lei Orgânica da Saúde (LOS): Lei Federal N. 8.080, de 19 de setembro de 1990. Brasília, DF, 1990b.
CECCIM, R.B. Criança Hospitalizada: enfermidades com repetidas ou prolongadas internações e atenção integral como escuta à vida. Porto Alegre: UFRGS/PROREXT, Faculdade de Educação, Faculdade de Medicina, 1995.
SANTAROSA, L.M.C. Educação e Informática: os computadores e a escola. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 68, n. 159, p. 431-440, 1987.
SANTAROSA, L.M.C. A Escola Virtual na Formação do Professor. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 1996, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte: UFMG/ ICEX, 1996. P. 403-405.
SANTAROSA, L.M.C. Escola Virtual: ambientes de aprendizagem telemáticos para a educação geral e especial. In: CONGRESSO IBERO AMERICANO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 4., 1998, Brasília. Actas. Brasília: UnB, 1998. Disponível em: < http://lsm.dei.uc.pt/ribie/
docfiles/txt2003424276229.PDF> Acesso em: 26 jan. 2007.
SANTAROSA, L.M.C. Novos Desafios Para Educação na Criação de Ambientes de Aprendizagem Telemáticos. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO, 1., 1999, Braga. Anais. Braga: [s.n.], 1999. P. 74-75.
SANTAROSA, L.M.C. Ambientes de Aprendizagem Virtuais para Inclusão Social de Pessoas com Necessidades Educativas Especiais. In: CONGRESO NACIONAL DE NUEVAS TECNOLOGIAS Y NECESIDADES EDUCATIVAS ESPECIALES, 1., 2000, Murcia. [Anais] [S.l.: s.n.], 2000. P. 319 - 323.
STRUCHINER, M. R.; GIANNELA, T. Educação à Distância: reflexões para a prática nas universidades brasileiras. Brasília; CRUB, 2001b.
STRUCHINER, M. R.; GIANNELA, T.;RICCIARDI, R.V. et al. Elementos Fundamentais Para o Desenvolvimento de Ambientes Construtivistas de Aprendizagem à Distância. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v. 26, n. 142, p. 3-11, jul./set.1998.
OLIVEIRA, C.C. de; COSTA, J.W. da; MOREIRA, M. Ambientes Informatizados de Aprendizagem: produção e avaliação de software educativo. Campinas: Papirus, 2001. (Série Prática Pedagógica)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.