Segurança em laboratório no contexto da extensão universitária

Autores/as

Palabras clave:

vidrarias, gerenciamento, reagentes, resíduos, EPIs

Resumen

A Segurança Química (SQ) é um conjunto de normas e práticas elaboradas para garantir o bem-estar humano e a preservação do meio ambiente, abordando o gerenciamento de resíduos e as boas práticas de laboratório. Historicamente, a importância cresceu frente à poluição química e à exposição a produtos perigosos. No entanto, os acidentes ainda são frequentes, o que sugere negligência. Como uma tentativa de combatê-las (e acidentes por elas proporcionados) a extensão universitária propõe intervenções, como o minicurso "Segurança em Laboratórios Químicos", que visou a conscientização sobre saúde laboral e meio ambiente pela promoção da segurança nos laboratórios. Neste minicurso destacou-se a necessidade de reforçar a formação dos profissionais de Química, especialmente no que diz respeito à segurança nos laboratórios e ao gerenciamento de resíduos. Embora os participantes reconheçam a importância desses temas, muitos enfrentam dificuldades no manuseio adequado das vidrarias, evidenciando lacunas no aprendizado. A baixa adesão ao curso, com apenas 5 participantes frequentando ambos os períodos, sugere a possibilidade de oferecer duas modalidades distintas: um com foco em Segurança e Boas Práticas de Laboratórios e outra abordando exclusivamente o Gerenciamento de Resíduos. As dinâmicas lúdicas desempenharam um papel crucial na atividade, estimulando a criatividade dos participantes e tornando o processo mais envolvente. Houve uma clara preferência pelos momentos de dinâmica em comparação com as aulas expositivas, o que sugere a eficácia desse método em promover o engajamento dos alunos. A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) também se mostrou promissora, oferecendo uma oportunidade para uma abordagem mais interativa e estimulante dos conteúdos. O minicurso despertou nos participantes uma maior conscientização sobre a importância da SQ, contribuindo para a educação ambiental e a proteção da saúde pública. Além disso, ele demonstrou um potencial significativo para inspirar a produção de trabalhos e tecnologias no campo da Segurança Química, estabelecendo uma conexão valiosa entre a universidade e a sociedade.

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Biografía del autor/a

Luis Henrique Carvalho Portela, UnB

Estudante de graduação em Licenciatura em Química

Fernanda Amorim de Lima, UnB

Estudante de graduação em Bacharel em Química (UnB)

Renata Pascoal Illanes Tormena, UnB

Licenciada e Bacharel em Química pela UFRJ,

Mestre em Química pela UFRJ,

Doutora em Ciências e Tecnologias em Saúde pela UnB 

Daví Alexsandro Cardoso Ferreira, UnB

Bacharel em Química, Mestre e Doutor em Ciências pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Evelyn Jeniffer de Lima Toledo, UnB

Graduada em Licenciatura em Química (UFLA)
Mestre em Química (USP)
Doutora em Química (UFSCar)
Professora do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências (PPGEduC)

Citas

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Publicado

2024-07-26

Cómo citar

CARVALHO PORTELA, Luis Henrique; AMORIM DE LIMA, Fernanda; PASCOAL ILLANES TORMENA, Renata; CARDOSO FERREIRA, Daví Alexsandro; LIMA TOLEDO, Evelyn Jeniffer de. Segurança em laboratório no contexto da extensão universitária. Participação, [S. l.], v. 1, n. 41, p. 62–77, 2024. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/53140. Acesso em: 27 jul. 2024.

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