Proposta de intervenção psicológica a uma adolescente com dificuldades de aprendizagem

Autores/as

  • Michele Daiane Birck Universidade de Brasília
  • Denise Cord Universidade de Brasília
  • Mônica Duarte da Silva Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

Baixo rendimento escolar. Deficiências da aprendizagem. Abordagem sociohistórica. Psicodrama.

Resumen

Este trabalho foi efetivado como estágio curricular em psicologia escolar em uma universidade federal. Trata-se do relato da experiência de intervenção psicológica realizada com uma adolescente matriculada no quarto ano de uma escola da rede pública municipal. O objetivo foi analisar a determinação de fatores biopsicossociais familiares, cujas repercussões na escola dificultam a aprendizagem e podem contribuir com o fracasso escolar. As sessões ocorreram durante dois anos, na escola da participante, fundamentadas no psicodrama e na abordagem sociohistórica. Concluiu-se que a dificuldade de aprendizagem, além de aparecer como sintoma de dificuldades primeiras no desenvolvimento infantil, sustentou-se em aspectos do manejo institucional sobre as diferenças, equivocadamente definidas como patologias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Michele Daiane Birck, Universidade de Brasília

Mestre em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB), 

Denise Cord, Universidade de Brasília

Professora da UnB, doutora em Engenharia da Produção e mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC) e ministra as disciplinas de Psicologia da Aprendizagem e Psicologia Escolar, além de Supervisora acadêmica de estágios na área.

Mônica Duarte da Silva Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga e Psicodramatista Clínica, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

Citas

ANDRADE, B. G. Impactos de práticas pedagógicas centradas no letramento em crianças pré-escolares. Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.
BOCK, S. D.; BOCK, A. M. B. Orientación profesional: una aproximación socio-histórica. Revista Mexicana de Orientación Educativa, v.3, n.5, p. 2-17, 2005.
BROTTO, I. J. O. A alfabetização e o contexto histórico, político e enunciativo do letramento escolar.Letras de Hoje, v.48, n.1, p. 21-28, 2013.
BUSTOS, D. M. Psicoterapia psicodramática. Tradução M. P. Navarro. Original publicado em 1975. São Paulo: Editora Brasiliense, 1979.
¬¬________. Perigo... amor a vista! Drama e psicodrama de casais. 2ª. ed. Original publicado em 1990. São Paulo: Aleph, 2001.
FONSECA FILHO, J. S. Psicodrama da loucura: correlações entre Buber e Moreno. São Paulo: Ágora, 1980.
FREITAS, M. T. A. A abordagem sócio-histórica como orientadora da pesquisa qualitativa. Cadernos de Pesquisa, v.116, p. 21-39, 2002.
HOUSTON, S. H. Um reexame de algumas afirmações sobre a linguagem da criança de baixo nível socioeconômico. In: PATTO, M. H. S. (Org.), Introdução à psicologia escolar. 3ª. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997, p. 171-191.
LEITE, S. A. S. Notas sobre o processo de alfabetização escolar. In:_______. Alfabetização e letramento: contribuições para as práticas pedagógicas. 4ª. ed. Campinas: Komedi, 2008, p. 21-45.
LIMA, A. O. M. N. Breve histórico da psicologia escolar no Brasil. Psicologia Argumento. v.23, n.42, p. 17-23, 2005.
MARCELLI, D. Manual de psicopatologia da infância de Ajuriaguerra. 5ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
MOYSÉS, M. A. A. ; COLLARES, C. A. L. Desnutrição, fracasso escolar e merenda. In: PATTO, M. H. S. (Org.). Introdução à psicologia escolar. 3ª. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997, p. 225-256.
MORENO, J. L. Psicoterapia de Grupo e Psicodrama. Tradução A. C. M. Cesarino. Original publicado em 1959. São Paulo: Mestre Jou, 1974.
MORTATTI, M. R. L. Os sentidos da alfabetização (São Paulo ”“ 1876/1994). São Paulo: Editora Unesp, 2000.
PALMA, R. C. B. Fracasso escolar: novas e velhas perspectivas para um problema sempre presente. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007.
PATTO, M. H. S. Psicologia e ideologia: uma introdução crítica à psicologia escolar. São Paulo: T. A. Queiroz, 1984.
PATTO, M. H. S. Introdução à psicologia escolar. 3ª. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.
PEROSA, G. B.; GABARRA, L. M. Explicações de crianças internadas sobre a causa das doenças: implicações para a comunicação profissional de saúde-paciente. Interface ”“ Comunicação, Saúde, Educação, v.8, n.14, p. 135-147, 2004.
SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 8ª. ed. São Paulo: Editora da Unicamp, 1999.
SOUZA, M. P. R. As contribuições dos estudos etnográficos na compreensão de fracasso escolar no Brasil. In: MACHADO, A. M.; SOUZA, M. P. R. (Orgs.). Psicologia escolar: em busca de novos rumos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997, p. 139-155.

Publicado

2014-01-31

Cómo citar

BIRCK, Michele Daiane; CORD, Denise; GONÇALVES, Mônica Duarte da Silva. Proposta de intervenção psicológica a uma adolescente com dificuldades de aprendizagem. Participação, [S. l.], n. 23/24, p. 122–132, 2014. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/25121. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos de desenvolvimento teórico

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.