Participação da criança na mídia: direitos e desrespeitos
Palabras clave:
Mídia. Participação. Criança. Direitos. Desrespeito.Resumen
Considerando a importância da mídia na socialização da criança e o seu direito de participação na mídia, este trabalho apresenta um estudo sobre a participação de uma criança em um programa de TV. Constatou-se que o recurso principal de entretenimento usado no programa, invocava, de forma aparentemente ingênua, brincadeiras infantis com bonecos de molas ou cordas. Por meio de tais recursos, transformava-se em situação cômica, qualquer situação real ainda que dolorosa e contrária aos direitos da criança, atendendo prioritariamente aos interesses mercantilistas da emissora, medidos pelos índices de audiência. Tais mecanismos dificultavam a percepção das violações dos direitos da criança encobertadas pelo riso. Conclui-se que o respeito ao direito à participação pressupõe que sejam preservados os direitos de proteção à criança.
Descargas
Citas
CARLSSON, Ulla; FEILITZEN, Cecilia Von (orgs.). A criança e a mídia: imagem, educação e participação. São Paulo: Cortez; Brasília:
Unesco, 2002.
CARNEIRO, V. L. Quintão. (2009). O que o Ministério das Comunicações se nega a ver. Observatório da Imprensa, n. 569, 22/12/2009.
______. A TV de crianças e adolescentes com câmara à mão. Comunicar (Huelva), v. 1, n. 25. Espanha, 2005.
______. Um aventura pedagógica: do desejo de fazer cineminha à produção de suas próprias mensagens. Dissertação de mestrado,
Faculdade de Educação-UFRN. Natal, 1987.
DAVID, Paulo. Os direitos da criança e a mídia: conciliando proteção e participação. In: CARLSSON, Ulla; FEILITZEN, Cecilia Von
(orgs.). A criança e a mídia: imagem, educação e participação. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2002.
FEILITZEN, Cecilia Von. Introdução: Educação para a mídia, participação infantil e democracia. In: CARLSSON, Ulla; FEILITZEN, Cecilia Von (orgs.). A criança e a mídia: imagem, educação e participação. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2002.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Procuradoria Federal junto a FUB. Representação contra o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), em 14 de julho de 2009.
GIROUX, H. A. La inocencia robada: juventud, multinacionales y política cultural. Madrid: Morata, 2003.
JEMPSON, Mike. Algumas ideias sobre o desenvolvimento de uma mídia favorável à criança. In: CARLSSON, Ulla; FEILITZEN, Cecilia Von (orgs.). A criança e a mídia: imagem, educação e participação. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2002.
LOBÃO, David Denis. Maísa conquista primeiro lugar no Ibope. Disponível em: <http://cultureba.com.br/2009/01/20/maisa-conquista-primeiro-lugar-no-ibope>. Acessado em: 10/06/2009
McCRUM, Sarah; HUGHES, Lotte. Interviewing Children: a guide for journalists and others. Londres: Save the Children,1998.
MIRA, M. Celeste. Circo Eletrônico: Silvio Santos e o SBT. São Paulo: Loyola; Olho d’água. [s/d]
ROCHE, Maritza López de la; MARTIN-BARBERO, Jesús; RUEDA, Amanda. Los niños como audiencias. Santafé de Bogotá; Da Vinci Editores, 2000.
SANTOS, Silvio. Sílvio no Pânico. Entrevista concedida a equipe do Pânico. Disponível em: <http://blogs.abril.com.br/celebridades-que-causam/2009/06/silvio-no-panico-maisa-querida-que-saudade-voce.html>. Acessado em: 20/06/2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.