Educação em saúde sobre o câncer de pele na atenção básica: um relato de experiência
Health education about skin cancer in primary care: an experience report
Palavras-chave:
melanoma, cancer de pele, Extensão Universitária. Políticas públicas . Gestão universitária. Fomento à extensão. Política Nacional de Extensão., dermatologia, neoplasias cutaneas, detecção precoceResumo
O presente artigo busca descrever a experiência de um projeto de extensão aplicado em uma Unidade Básica de Saúde em Ceilândia – Distrito Federal que buscou promover a conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do Câncer de Pele na atenção básica. Partimos do princípio da necessidade de aumentar o conhecimento da população em geral sobre o Câncer de Pele, na medida em que o câncer de pele é o mais frequente no Brasil, responsável por 30% de todos os casos de tumores malignos registrados no País, e a maior parte da população desconhece tal fato. Desenvolvemos ações de educação em saúde, que promoveram a disseminação de conhecimento básico sobre o tema, visando diminuir sua incidência e, consequentemente, a mortalidade. Com a impressão de “gibis” educativos voltado para crianças, confecção de folders e aulas objetivas voltadas para adultos e idosos. Realizamos aproximação com a população, estabelecendo diálogo interativo e dinâmico para fomentar o conhecimento sobre o que é o câncer de pele, sua prevenção, como realizar o autoexame da pele e quando se deve buscar atendimento médico. O trabalho foi realizado com foco em pessoas de todas as idades, incluindo também crianças. Concluiu-se que tal projeto de educação em saúde constitui-se de uma oportunidade de aprendizado, com múltiplos benefícios, tanto para os estudantes de medicina e professores, quanto para a comunidade, assim como, para a equipe de saúde.
Downloads
Referências
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas v.32, n.1, p.25-40, 2011.
DANTAS, R. S.; RODRIGUES, R. V.; PICANÇO, N. M.; NETO, R. B. M.; SANTIAGO, R. B.; NOGUEIRA, P. B.; MOURA, L. E. B. Relato de Experiência: um projeto de extensão em boas práticas em saúde na atenção primária. Research, Society and Development, v.12, n.3, 2023.
DESPATO, H. L.; MARTIN, N. G.; GUERIAN, A. N.; CRIVELIN, L. L. Detecção Precoce do Câncer de Pele: Conscientização e Saúde Dermatológica–Uma Revisão de Literatura. Ulakes Journal of Medicine, São José do Rio Preto, n.4, dez. 2023.
FERREIRA, C. M.; SOARES, E. P.; CARVALHO, G. B.; CAVALCANTE, A. Intervenção Educacional como Fer-ramenta de Gestão aos Diabéticos: Educational intervention as a management tool for diabetics. Cadernos ESP, v.14, n.1, p.111-114, jun. 2020.
Prefeitura do Rio de Janeiro. Coleção Guia de Referência Básica: Câncer de Pele, Identificação e Conduta. Acesso em 26/12/2023. Disponível em: https://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/6552790/4179802/GuiaPele.pdf . Acesso em 20 de dezembro de 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Participação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.