Agostinho da Silva e José Luís Conceição Silva: professores luso-brasileiros na Universidade de Brasília

Autores

  • Lúcia Helena Alves de Sá

Palavras-chave:

Agostinho da Silva. Conceição Silva. Universidade de Brasília. Centro Brasileiro de Estudos Portugueses. Reforma agrária. História.

Resumo

Com o intuito de que a memória esquecida da Universidade de Brasília (UnB) não permaneça por mais 50 anos nos subterrâneos da história da fundação da Universidade de Darcy Ribeiro, o presente artigo destaca duas personalidades luso-brasileiras, Agostinho da Silva e José Luís Conceição Silva, que ajudaram a formar a intelectualidade acadêmica dessa Instituição de Ensino Superior para que ela fosse a melhor de todas as universidades do país. O professor Agostinho fundou e organizou o Centro Brasileiro de Estudos Portugueses (CBEP) e a Faculdade de Teologia, reanimou os laços diplomáticos entre os países africanos e o Brasil e foi o idealizador da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O professor Conceição Silva foi diretor do CBEP, exerceu atividades no campo da Reforma Agrária e foi expulso da UnB durante o regime militar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Helena Alves de Sá

Pesquisadora da obra do professor George Agostinho Baptista da Silva e Presidente da Casa Agostinho da Silva, com sede em Brasília, que agrega acervos Agostinhos e de José Luís Poças Leitão Conceição Silva.

Downloads

Publicado

2012-10-25

Como Citar

SÁ, Lúcia Helena Alves de. Agostinho da Silva e José Luís Conceição Silva: professores luso-brasileiros na Universidade de Brasília. Participação, [S. l.], n. 22, 2012. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/25627. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de desenvolvimento teórico

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.