O quadro, o corpo e o espaço no cinema

Autores

  • Gustavo Badolati Racca Faculdade e Arquitetura e Urbanismo - FAU/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n24.2019.03

Palavras-chave:

Cidade e cinema, corpo e cidade, representação, aparelho

Resumo

A cidade é um objeto inacabado e culturalmente produzido. Seus espaços são definidos historicamente por meio dos conflitos estabelecidos pelos diferentes grupos socioculturais que a conformam. As disposições espaciais e suas representações referem-se com a maneira com que o corpo se relaciona com a cidade ao longo do tempo. Posto isso, entende-se que a representação cinematográfica do espaço é feita por meio do recorte delimitado por um quadro quando o cineasta mira a paisagem. Esse quadro denuncia, entre movimentos e permanências filmadas, a cartografia do percurso daquele que opera a câmera definindo a imagem cinematográfica. A câmera é entendida como um “aparelho” que, por suas características, condiciona a construção do quadro e, portanto, da própria representação fílmica. Para compreender a representação cinematográfica de um espaço, portanto, se faz necessário investigar o quadro fílmico, ciente de que ele pressupõe uma relação entre corpo, espaço e câmera.

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Publicado

12-02-2020

Como Citar

Badolati Racca, G. (2020). O quadro, o corpo e o espaço no cinema. Paranoá, 12(24), 10–21. https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n24.2019.03

Edição

Seção

Teoria, História e Crítica

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