Modelo para o combate a crises de abastecimento urbano de água
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n10.2013.12127Palavras-chave:
Água urbana, Abastecimento de água, Escassez hídrica, Tomada de decisãoResumo
A pesquisa realizada tem o objetivo de apresentar uma contribuição para o planejamento do enfrentamento de crise no abastecimento urbano de água (CAUA). Para isso foi proposta uma combinação de técnicas de inteligência artificial e metodologias multicriteriais de apoio à decisão (MCDA). Faz parte do escopo da pesquisa o desenvolvimento de ferramentas computacionais (software) para auxiliar o processo de tomada de decisão e a realização de um estudo de caso. Os resultados encontrados foram os seguintes: (i) o conhecimento de possíveis diretrizes de projeto para solução de casos de CAUA; (ii) o conhecimento de fatores influentes na CAUA; (iii) o desenvolvimento de um modelo híbrido de análise de decisão, denominado de CAUA-SAD, baseado nos princípios de similaridade vetorial, de sistemas baseados em conhecimento (sistemas especialistas) e no uso das MCDA. A avaliação da qualidade dos modelos desenvolvidos indicou uma concordância de 56%, e que melhorias nos modelos podem ser obtidas por meio de refinamento nos dados de entrada. As conclusões da pesquisa indicam que a abordagem adotada para o tratamento do problema pode ser considerada adequada. No entanto, problemas para a obtenção do conhecimento de especialistas humanos sugerem a continuidade dos estudos.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).