Uma ferramenta para planejamento da mobilidade sustentável com base em modelo integrado de uso do solo e transportes
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n7.2012.12318Palabras clave:
Planejamento de transportes, Uso do solo, Sistemas dinâmicos, Análise espacial, AcessibilidadeResumen
O objetivo do presente estudo é analisar a viabilidade de uma ferramenta de apoio à decisão adequada à visão de planejamento da mobilidade, presente na legislação de mobilidade urbana sob respaldo do Ministério das Cidades, no Brasil. O modelo MARS, ferramenta selecionada para considerar a dinâmica do desenvolvimento urbano e integração entre uso do solo e transportes, foi ajustado para a cidade de Porto Alegre. Oito diferentes cenários de planejamento urbano, considerando diferentes políticas energéticas, foram simulados em um horizonte de trinta anos. Os resultados indicaram que o modelo pode vir a constituir uma importante contribuição para estudos de planejamento da mobilidade urbana sustentável.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).