Projeto de assentamento rural: o parcelamento e as dinâmicas ambientais no Zumbi dos Palmares ”“ Iaras/SP
DOI :
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n17.2016.06Mots-clés :
Projeto, Assentamento rural, Meio ambienteRésumé
Apresentando os resultados finais da dissertação de mestrado, intitulada Projeto de Assentamento Rural: um estudo do ambiente construído no Zumbi dos Palmares, este artigo busca dar continuidade à discussão a respeito do projeto de assentamento como instrumento de materialização da política de reforma agrária. Considerando-se que as diretrizes de projetos não são cumpridas em sua totalidade, e que o assentamento estudado segue agregando glebas no seu perímetro, toma-se a condicionante ambiental como elemento de análise para se identificar os impactos da ocupação ocorrida nos últimos 17 anos. A pesquisa acerca da resultante do ambiente construído no assentamento indicou que o projeto de ordenamento dos lotes não considera a condição ambiental da área, e que não foram usados critérios técnicos para as definições do ordenamento. A consequência dessa condição é um ambiente construído frágil e precário, além de um ponto crítico no cotidiano das famílias. O objetivo desta continuidade foi, então, reconhecer as transformações ambientais ocorridas durante as etapas de parcelamento e sua relação com o projeto.
Téléchargements
Références
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): http://www.ibge.gov.br (acessado em janeiro de 2015).
INCRA - Instituto de Colonização e Reforma Agrária. Terras públicas do Núcleo Colonial Monção serão transferidas ao Incra/SP. 2011. 09 mai. 2011. Disponível em: <http://www.incra.gov.br/index.php/noticias-sala-de-imprensa/noticias/1266-terras-publicas-do-nucleo-colonial-moncao-serao-transferidas-ao-incrasp>.Acesso em: 18 mai. 2012.
_____. Proposta de método de parcelamento de uma Gleba do Assentamento Zumbi dos Palmares, Iaras, SP. 2012. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/incranian/proposta-parcelamento-zumbi-iaras-os-192012>. Acesso em 20 jan. 2015.
_____. Plano de Ação Ambiental do INCRA. http://www.incra.gov.br/sites/default/files/plano_acao_ambiental_v11dez2008.pdf
MITIDIERO JUNIOR, M. A. Reforma Agrária No Brasil: Algumas Contribuições Sobre A Materialização Dos Assentamentos Rurais. Agrária, São Paulo, n.14, p.4-22, 2011. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/agraria/article/view/55794/59203> Acesso em: 14 set. 2012.
SILVA, Ligia Teresa Paludetto. Uma visão ambiental da gênese dos assentamentos rurais no estado de São Paulo: de Sumaré ao Pontal do Paranapanema. 2006, s/p. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
SOUZA, F. S. et. al. Impacto socioeconômico da reforma agrária no município de Iaras. Monografia (Bacharelado em Geografia) Faculdade Sudoeste Paulista, 2007.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).