Geoestatística e avaliação multicriterial no processo de planejamento e desenvolvimento local e regional do estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n6.2012.12284Resumen
O estudo teve como objetivo desenvolver procedimentos metodológicos, apoiando-se em ferramentas geoestatísticas e avaliação multicritério, para avaliar de forma integrada as condições de saúde, saneamento, ambiente e socioeconomia dos municípios do Estado de São Paulo. Foram efetuadas combinações entre análises espaciais, com base em Mapas de Kernel, e avaliação multicriterial para a demonstração de correlações entre índices de morbimortalidade e indicadores associados à cobertura por redes de água, esgoto e lixo, IDH, IPRS, PIB per capita, porte do município e taxa de urbanização. Os resultados indicaram que as ferramentas empregadas se mostraram eficazes na identificação das situações mais críticas e de maior complexidade, coincidentes com as áreas de menor dinamismo econômico situadas nas regiões sul, sudoeste e oeste do Estado. Conclui-se que o estado contribui para o aprimoramento do processo de planejamento municipal e regional, com vistas à redução das desigualdades e, também, ao desenvolvimento das áreas mais precárias.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).