Árvores urbanas: técnicas não-destrutivas para o manejo e planejamento
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n6.2012.12277Resumen
As árvores são importantes equipamentos da infra-estrutura urbana, tanto pela necessidade da presença da natureza nas cidades, como pelo conforto proporcionado pelo sombreamento e melhoria da qualidade de vida. O presente trabalho objetivou obter parâmetros para a aplicação da técnica não-destrutiva por meio de ondas de tensão para o manejo de árvores urbanas sem a necessidade de provocar destruição do lenho ou corte prematuro. Foram selecionadas doze árvores da espécie Caesalpinea peltophoroides localizadas em vias públicas, nas quais foram realizados ensaios com a técnica de ondas de tensão, os quais permitiram a produção de imagens tomográficas. Os resultados permitiram verificar que a técnica de ondas de tensão apresenta viabilidade de aplicação na avaliação interna de árvores urbanas e , que esta técnica pode ser utilizada para balizar o serviços de manejo e evitar cortes indevidos das árvores urbanas.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).