Matriz de análise do índice de chuva dirigida (ICD) para a cidade de Brasília-DF
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n11.2014.12085Abstract
As condições de exposição da envoltória do edifício afetam a sua durabilidade. A ação combinada dos agentes de degradação que atuam nas fachadas acelera a degradação, comprometendo o desempenho higrotérmico e diminuindo a vida útil da edificação. Um dos principais agentes de degradação é a ação da chuva dirigida, resultante do efeito combinado de chuva e vento, que intensifica o umedecimento da fachada e as infiltrações. Este trabalho apresenta a determinação dos índices de chuva dirigida (ICD) anuais e mensais para a cidade de Brasília-DF, com base em três períodos: 1961-1990, 1991-2000 e 2001-2010. Ainda, estabelece uma matriz de referência para análise do grau de exposição das fachadas à degradação pela ação da chuva dirigida direcional, visando a seleção de estratégias arquitetônicas que influenciam a vida útil da envoltória da edificação. Para a determinação do índice de chuva dirigida direcional (ICDd) foi adotado o método semi-empírico de mensuração proposto por Lacy. Os valores encontrados para os ICD- anual mostram que Brasília encontra-se na faixa de classificação Moderado (3 ≤ ICD < 5). Conclui-se que, mesmo sendo Brasília classificada na faixa de condição de exposição Moderada, os ICDd-mensal mostram que o efeito combinado de chuva e vento nos meses chuvosos, principalmente de novembro a março, pode ser agressivo para a durabilidade e vida útil das fachadas. Quando observada a matriz de análise que relaciona os ICDd-mensal com as faixas de direção do vento, verifica-se que as fachadas mais expostas à ação das chuvas dirigidas são aquelas orientadas para Leste, Nordeste e Norte, seguidas pela Noroeste.Palavras-Chave: chuva dirigida, índice de chuva dirigida, fachada, durabilidade, desempenho.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).