Constatações, questões e proposições acerca do papel da Pós-Graduação na formação do pensamento sobre as escalas do planejamento e desafios a gestão metropolitana no Brasil
Keywords:
Gestão, Região metropolitana, Formação, PlanejamentoAbstract
O texto tem por objetivo registrar os principais elementos apontados na intervenção realizada no âmbito da participação na mesa redonda intitulada O papel da Pós-Graduação na formação do pensamento sobre as escalas do planejamento e desafios a gestão metropolitana e de cidades médias. Estrutura-se por meio de três partes, dedicadas respectivamente a: constatações, questões e proposições. No interior de tais partes trabalha-se sempre com duas dimensões: uma relativa ao processo de formação no âmbito da pós graduação e outra relativa ao objeto prioritário de análise, aqui delimitado como o metropolitano, tanto relativo ao fenômeno metropolitano em si, quanto ao recorte institucional representado pelas regiões metropolitanas. A construção do texto ancora-se em diversas indagações, buscando contribuir e motivar o pensamento crítico sobre as práticas correntes no meio acadêmico e sobre seu distanciamento da realidade política do planejamento e gestão no Brasil, sobretudo
quando se toma as regiões metropolitanas como centro da análise.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2013 Paranoá: journal of Architecture and Urbanism
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).