Françoise Choay em Arc et Senans

uma análise crítica de morfologia urbana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n35.2023.11%20%20%20

Palavras-chave:

crítica, etimologia, morfologia urbana, arquitetura, urbanismo

Resumo

Em outubro de 1985, o Seminário "Morphologie urbaine et parcellaire", organizado por Pierre Merlin, Françoise Choay e outros foi realizado em "Arc et Senans", projetado por Ledoux no século XVIII. O evento foi dividido nos temas: “A morfologia urbana vista por especialistas internacionais” e “A contribuição da análise de parcelas urbanas”. O objetivo deste trabalho é discutir a contribuição de Choay nos anais do evento, tendo como referência sua extensa dedicação à etimologia em seus trabalhos sobre arquitetura e o espaço da cidade como coisas escritas que, de certa forma, permeia a produção de Choay nos campos da filosofia e da historiografia. Aqui, visando trazer reflexões no que diz respeito ao estabelecimento de uma crítica da morfologia urbana, observações decorrentes de sua participação no seminário, de leituras de suas obras "La règle et le modèle - Sur la théorie de l'architecture et d'urbanisme" (1980) e "L'Urbanisme: Utopies et Réalités" (1965), bem como o "Dictionnaire d"Urbanisme" editado com Merlin (1988). O resultado é uma comparação do relevante pensamento de Choay sobre a cidade e os estudos de Morfologia Urbana, hoje, após quase três décadas, na perspectiva do "International Seminar on Urban Form" (ISUF) e também da Rede Portuguesa de Morfologia urbana (PNUM).

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Júlio Ferreira Lima, Universidade Federal do Pará, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo

Professor titular da Universidade Federal do Pará. Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará. Professor do Programa de Pós-graduação em Planejamento Regional e Urbano na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Estado do Pará. Graduado em Arquitetura pela Universidade Federal do Pará (1986), mestre em Arquitetura - Fukui University (1991), mestre em Desenho Urbano - Oxford Brookes University (1994) e PhD em Arquitetura - Oxford Brookes University (2000). Bolsista de Produtividade do CNPq (PQ2) desde 2019. Tem experiência na área de Planejamento e Gestão Urbana e Regional, com ênfase em Técnicas de Planejamento e Projeto Urbanos e Regionais, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano, desenho urbano, desenvolvimento sustentável, habitação popular e políticas urbanas.

Ivor Samuels, Universidade de Birmingham, School of Geography, Earth and Environmental Sciences

Arquiteto planejador e Fellow Senior honorário de pesquisa do Gurpo de Pesquisa em Morfologia Urbana e consultor do Civic Trust Regeneration Unit (Unidade de Regeneração do órgão inglês de preservação do patrimônio cultural). Foi Chair (coordenador) do Joint Centre for Urban Design (Centro integrado de Desenho Urbano) da Oxford Brookes University, Reino Unido. Autor de artigos e livros sobre Morfologia Urbana, Assentamentos residenciais e planejamento urbano na Europa e América do Sul.

Referências

BENEVOLO, L. Storia della citta, Bari, Laterza. 1975

CERDÁ, I. Teoría general de la urbanizacion. Madri: Imprenta Española, 1867. Disponível em http://books.google.com

CERVELLATI, P.L. SCANNAVINI, R. e DE Angelis, C. La Nuova cultura delle citta, Milan, Mondadori. 1977

CHOAY, F. La règle et le modèle - Sur la théorie de l'architecture et d'urbanisme (1980) O Urbanismo, Utopias e Realidades, uma antologia. São Paulo: Perspectiva, 1979. Tradução de Dafine Nascimento Rodrigues.

CHOAY, F. L'Urbanisme: Utopies et Réalités (1965) A regra e o modelo. Tradução de Geraldo Gerson de Souza. São Paulo: Perspectiva, 1985.

CIUCCI, G, DAL CO, FL MANIEN, E.; TAFURI, M.; LAPENTA, B. La Citta Americana dalla guerra civile al New Deal ,Bari: Laterza. 1973.

UNESCO, From the Great Saltworks of Salins-les-Bains to the Royal Saltworks of Arc-et-Senans, the Production of Open-pan Salt, https://whc.unesco.org/en/list/203/, acesso em 26/03/2023.

MERLIN, P. e CHOAY, F. Dictionnaire de l’Urbanisme et de l’Aménagement, Paris, Presses Universitaires de France. 1988.

MERLIN, P. D’ALFONSO, E. e CHOAY, C. Morphologie urbaine et parcellaire. Saint Denis Presses Universitaires de Vincennes. 1988.

PEIXOTO, P. A. A escrita da história como um processo: As práticas historiográficas de F. Choay. Oculum Ensaios, v. 14, p. 99-110, 2017. Disponível em: https://bityli.com/XtYqA. Acessado em: 11/04/2021.

Pereira Costa de Alvarenga, S. e Gimmler Netto, M.M. Fundamentos de Morfologia Urbana, Belo Horizonte, C/Arte. 2015

PORTOGHESI, P. Dizionario Enciclopedico di Architettura e Urbanistica, Roma, Instituto Editorial Romano. 6 volumes. 1969.

ROSSI, A. A Scientific Autobiography , Cambridge, Mass, MIT Press. 1981.

(Omitido, 2020)

Downloads

Publicado

23-10-2023

Como Citar

Lima, J. J. F., & Samuels, I. (2023). Françoise Choay em Arc et Senans: uma análise crítica de morfologia urbana. Paranoá, 16(35), 1–9. https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n35.2023.11

Edição

Seção

Itinerários intelectuais de Françoise Choay