Uma revisão sistemática sobre a relação entre a presença de vegetação e o desempenho acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n30.2021.17

Palavras-chave:

vegetação, estresse, atenção, desempenho escolar

Resumo

A disparidade entre resultados de alunos de escolas públicas e particulares é facilmente notada nas avaliações de ingresso ao ensino superior. Diversos estudos relacionam a influência do espaço físico sobre a capacidade de concentração e aprendizagem. Por sua vez, a Teoria de Restauração da Atenção aponta ganhos no desempenho com o uso de intervalos entre atividades. Esse efeito pode ser potencializado pela presença de vegetação. Fator que pode orientar novas medidas a respeito do posicionamento físico da unidade escolar e seus componentes essenciais. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, baseada no sistema Prisma, selecionando 18 artigos com o objetivo de identificar qual é o vínculo entre a vegetação e o desempenho acadêmico. Esses artigos descrevem tipo de vegetação, sua posição e o momento de contato com ela, relacionando esses fatores com o desempenho. Foram encontradas correlações positivas com vegetações localizadas em buffers de até 4,8 km, em contatos do tipo passivo e ativo. A faixa etária parece interferir diretamente na dimensão do buffer efetivo. Os resultados mostram conclusões variadas a respeito do impacto do espaço verde na performance acadêmica. Há um número limitado de publicações, com metodologias diversas. As recomendações para pesquisas futuras incluem testar a influência da presença de vegetação em novos contextos climáticos e socioculturais.

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Publicado

14-05-2021

Como Citar

Teixeira da Costa, G., & Calixter, A. (2021). Uma revisão sistemática sobre a relação entre a presença de vegetação e o desempenho acadêmico. Paranoá, 14(30). https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n30.2021.17