Vila Ferroviária de Paranapiacaba: patrimônio, identidade e imagem como motores de desenvolvimento

Autores

  • Fernanda Figueiredo D’Agostini Universidade Mackenzie
  • Eunice Helena Sguizzardi Abascal Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n13.2014.12056

Palavras-chave:

Vila de Paranapiacaba, Política urbana, Plano urbanístico

Resumo

A atividade turística apresenta-se atualmente como meio de preservação das identidades locais, e forma de valorização do lugar. A Vila Ferroviária de Paranapiacaba exemplifica a busca do desenvolvimento e valorização do patrimônio cultural por meio do turismo. A Vila centenária busca desde 1999, mediante a ação da municipalidade de Santo André e a implementação de planos embasados em ferramentas como o “marketing do lugar”, recuperar e preservar o conjunto arquitetônico, urbanístico e ambiental, patrimônio tombado nas três instâncias: federal, estadual e municipal. O trabalho analisa criticamente o “Plano Patrimônio” (2003), documento-base para conduzir ações significativas com o objetivo de alcançar as finalidades apontadas, bem como analisa a eficácia do Plano como fundamento de política urbana que logra incentivar o desenvolvimento local por meio da recuperação do patrimônio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Figueiredo D’Agostini, Universidade Mackenzie

Mestranda pela Universidade Mackenzie tendo como tema de pesquisa “As políticas de patrimônio e o desenvolvimento urbano na VilaFerroviária de Paranapiacaba”.

Eunice Helena Sguizzardi Abascal, Universidade de São Paulo

Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidadede São Paulo - FAUUSP (2004). Coordenadora do PPGAU UPM desde fevereiro de 2013.

Downloads

Como Citar

D’Agostini, F. F., & Abascal, E. H. S. (2014). Vila Ferroviária de Paranapiacaba: patrimônio, identidade e imagem como motores de desenvolvimento. Paranoá, 7(13), 137–144. https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n13.2014.12056

Edição

Seção

Teoria, História e Crítica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)