(Des)construindo índices de qualidade de vida: uma abordagem crítico-analítica à formulação de indicadores de sustentabilidade para Porto Alegre
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n4.2007.12102Palavras-chave:
Qualidade de vida, Indicadores de sustentabilidade, Instrumentos de gestão urbanaResumo
No âmbito da discussão do que se entende por “qualidade de vida” e “sustentabilidade” de nossas cidades, o presente trabalho apresenta uma análise dos principais conjuntos de indicadores de sustentabilidade, de diferentes origens ”“ desde aqueles desenvolvidos pela Organização das Nações Unidas até elaborações de caráter local. Utilizando como referência empírica a cidade de Porto Alegre (Brasil), procura-se verificar a adequação e apontar as limitações de cada um deles enquanto ferramentas de aferição da realidade, particularmente no que se refere à s condições de habitação da população.
A partir da identificação e análise dos componentes de tais índices, confrontam-se aspectos relativos a questões conceituais e operacionais (nível de desagregação geográfica das variáveis, periodicidade e forma de obtenção das informações, entre outros), bem como a existência de estudos e abordagens diferenciadas da realidade local. Procura-se através desta análise, contribuir para a avaliação e o aprimoramento de tais instrumentos, enquanto balizadores da formulação e implementação de políticas públicas.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).