Dáimon - Gênio ou demônio?

Autores

  • Tamar Rabelo de Castro Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n2.2006.15232

Palavras-chave:

Criatividade, Genialidade, Demonização, Fausto, Ironia

Resumo

O objetivo primordial deste trabalho é investigar os elementos mistificadores da criatividade genial a partir do romance escrito por Thomas Mann, Doutor Fausto - A biografia do compositor Adrian Leverkühn narrada por um amigo. A criatividade aqui estudada não é relacionada ao perfil mediano do ser criativo, elemento que fornece versatilidade nos rabalhos cotidianos, mas sim a capacidade das "mentes brilhantes" que revolucionaram a forma de ver e interagir com os conhecimentos estabelecidos. Este artigo busca por em foco a relação do gênio criativo com o demoníaco, a partir da perspectiva da narrativa de ficção.

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Biografia do Autor

Tamar Rabelo de Castro, Universidade de Brasília - UnB

Mestre em Teoria Literária pela Universidade de Brasília.

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Como Citar

Castro, T. R. de. (2006). Dáimon - Gênio ou demônio?. Paranoá, 2(2). https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n2.2006.15232

Edição

Seção

Teoria, História e Crítica