Edição Especial: Água e Mudanças Climáticas

2022-08-05

Encontra-se aberta a chamada de trabalhos para a edição especial Água e Mudanças Climáticas da revista Paranoá. Esta edição busca reunir resultados de pesquisas originais que procuram atenuar os impactos causados pela alteração no regime de chuva no Brasil e no mundo, dentro de diferentes temas relacionados ao ambiente construído.

As ações decorrentes do atual modelo econômico mundial vêm gerando um aumento da concentração de gases do efeito estufa na atmosfera. Como resultado, o aquecimento global vem gerando eventos extremos de precipitação na biosfera. A cada ano, observamos eventos extremos de chuva relacionados com inundações, enchentes e deslizamento de morros, causando destruição em cidades e afetando diferentes seguimentos da sociedade. Eventos extremos de secas impactam no abastecimento de água, produção agrícola e geração de energia elétrica, desencadeando cenários de insegurança hídrica, energética e alimentar.

Dessa forma, torna-se crucial adaptar o ambiente construído para lidar com eventos extremos de precipitação gerados pelas mudanças climáticas e reduzir os impactos gerados por chuvas intensas e períodos de estiagem prolongada. A proposta dessa edição especial é de apresentar possíveis soluções de gestão da água dentro do ambiente construído pela implementação e avaliação de ações que promovam a preservação de recursos hídricos, considerando seus aspectos tecnológicos, econômicos, sociais e ambientais.

Com isso em mente, submissões devem apresentar uma contribuição ao conhecimento científico dentro de uma das seguintes categorias:

  • Tecnologia e inovação
  • Planejamento e gestão
  • Legislação e politica pública
  • Estudo de caso

 12º Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva
Em uma ação articulada com a Associação Brasileira de Captação e Manejo de Água de Chuva, poderão submeter artigos para esta edição especial os autores dos melhores artigos aceitos no 12º SBCMAC sobre Água de chuva e mudanças climáticas: desafios para um desenvolvimento sustentável. Os artigos indicados pelo comitê científico do evento deverão ser submetidos em sua versão estendida e atender às diretrizes editoriais da Paranoá. As submissões serão avaliadas de acordo com o fluxo editorial do periódico.

Submissões de Trabalhos
Submissões devem ser encaminhadas até o dia 01 de dezembro de 2022, pelo site da revista Paranoá. No ato da submissão, os autores deverão selecionar a seção “Água e Mudanças Climáticas” e observar as orientações relacionadas a “Condições para submissão” no site da revista. Os trabalhos devem seguir o modelo de formatação da revista, conforme o Template de artigos da Paranoá, acompanhados da Folha de Identificação de autores no envio da submissão.

 

Daniel Sant’Ana (UnB)
Editor Associado da Paranoá

Ronaldo Rodrigues Lopes Mendes (UFPA)
Sílvio Roberto Magalhães Orrico (UEFS)
Thiago Alberto da Silva Pereira (UFAL)
Editores Convidados