Inserção escolar
crianças migrantes do Haiti nas creches e escolas de Sinop MT
Palavras-chave:
Crianças Haitianas;, Inserção;, Escolas e crecheResumo
Esse artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento e tem o objetivo de discutir a migração haitiana para o Brasil e, em particular, no Mato Grosso. O foco da investigação é a inserção das crianças que vêm junto com seus pais para um país estranho na língua, nos costumes, na cultura e com o sonho de encontrar trabalho, melhores condições de vida e poder dar estudos para os seus filhos. A perspectiva teórica metodológica utilizada na pesquisa será qualitativa e a abordagem etnográfica. A técnica para gerar dados são observações e entrevistas. Neste campo teórico proposto infância e imigração há poucas pesquisas, e especificamente em Mato Grosso não temos registro de estudos sobre crianças migrantes haitianas. Neste texto, discutimos a imigração para o Brasil e depois especificamente em Mato Grosso enfocando a inserção das crianças vindas do Haiti na cidade de Sinop. Os dados preliminares apontam para uma inserção com dificuldades na língua na hora da comunicação com os professores, adequação à s regras e normas escolares e consequentemente aprendizagem, ainda que de forma discreta, a discriminação racial perpassa as relações entre as crianças haitianas, não haitianas e professores.
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