Inserção escolar

crianças migrantes do Haiti nas creches e escolas de Sinop MT

Autores/as

  • Ivone Jesus Alexandre Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Anete Abramowicz Universidade de São Carlos

Palabras clave:

Crianças Haitianas;, Inserção;, Escolas e creche

Resumen

Esse artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento e tem o objetivo de discutir a migração haitiana para o Brasil e, em particular, no Mato Grosso. O foco da investigação é a inserção das crianças que vêm junto com seus pais para um país estranho na língua, nos costumes, na cultura e com o sonho de encontrar trabalho, melhores condições de vida e poder dar estudos para os seus filhos. A perspectiva teórica metodológica utilizada na pesquisa será qualitativa e a abordagem etnográfica. A técnica para gerar dados são observações e entrevistas. Neste campo teórico proposto infância e imigração há poucas pesquisas, e especificamente em Mato Grosso não temos registro de estudos sobre crianças migrantes haitianas. Neste texto, discutimos a imigração para o Brasil e depois especificamente em Mato Grosso enfocando a inserção das crianças vindas do Haiti na cidade de Sinop. Os dados preliminares apontam para uma inserção com dificuldades na língua na hora da comunicação com os professores, adequação às regras e normas escolares e consequentemente aprendizagem, ainda que de forma discreta, a discriminação racial perpassa as relações entre as crianças haitianas, não haitianas e professores.

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Biografía del autor/a

Ivone Jesus Alexandre, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduada pela UNEMAT, Mestre em Educação pela UFMT e cursando doutorado pela Universidade Federal de São Carlos. Professora Assistente na área de Metodologia de Ensino na Faculdade de Linguagem e educação da Universidade Estadual de Mato Grosso. Email: jeusalexandre.ivone@gmail.com.

Anete Abramowicz, Universidade de São Carlos

Professora Titular do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas; Universidade Federal de São Carlos; SP, Brasil. 

Citas

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Publicado

2017-10-26

Cómo citar

Alexandre, I. J., & Abramowicz, A. (2017). Inserção escolar: crianças migrantes do Haiti nas creches e escolas de Sinop MT. Périplos: Revista De Estudios Sobre Migraciones, 1(1), 184–197. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/obmigra_periplos/article/view/6562