Inovação, dados e políticas públicas no campo migratório: 10 anos do OBMigra e 25 anos da Lei do Refúgio. À guisa de apresentação.

Autores

  • Leonardo Cavalcanti OBMigra
  • Sarah Lemos OBMigra

Palavras-chave:

OBMigra, Refugiados, Políticas públicas, Estatuto de Refugiados, Migrações

Resumo

O editorial da revista Périplos celebra duas importantes marcas para o Brasil e a comunidade internacional: os 10 anos do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra) e os 25 anos da Lei 9.474/1997, que criou o Estatuto dos Refugiados. O OBMigra desempenha um papel essencial na coleta de dados sobre fluxos migratórios e contribui para políticas públicas que asseguram os direitos de migrantes e refugiados. O Brasil, com isso, é exemplo de transparência e de apoio a essas populações. A Lei 9.474/1997, por sua vez, representa um marco legal fundamental para proteger refugiados, estabelecendo diretrizes para o reconhecimento do status de refúgio e reforçando valores de solidariedade. Esta edição da revista convida os leitores a refletirem sobre avanços e desafios nas políticas migratórias e de refúgio, promovendo uma sociedade mais inclusiva e comprometida com a dignidade humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-11-15

Como Citar

Cavalcanti, L., & Lemos, S. (2024). Inovação, dados e políticas públicas no campo migratório: 10 anos do OBMigra e 25 anos da Lei do Refúgio. À guisa de apresentação. Périplos: Revista De Estudos Sobre Migrações, 8(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/obmigra_periplos/article/view/56053

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)