Editorial - Imigração Haitiana no Brasil

Autores

  • Bela Feldman-Bianco
  • Leonardo Cavalcanti Universidade de Brasília
  • Dina Araujo
  • Emmanuel Brasil Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Imigração haitiana, Brasil, Políticas migratórias, Inserção laboral, Integração

Resumo

O presente dossiê intitulado Imigração Haitiana no Brasil: Estado das Artes tem como proposta obter um conhecimento mais atualizado das condições, percepções, experiências e práticas cotidianas da imigração haitiana no Brasil. Trata-se de um fluxo migratório de extrema importância para a formulação de políticas migratórias no país. Os diferentes discursos acadêmicos, da mídia e políticos, somados as estatísticas oficiais, atestam que desde o ano de 2010, a imigração haitiana ganhou um protagonismo singular no Brasil.
Dois dados corroboram a importância desse coletivo. Primeiro, a sua presença numérica. Se até o início da presente década pouco mais de duas dezenas de haitianos faziam parte do mercado de trabalho brasileiro, no curto espaço de três anos (entre 2011 e 2013) os haitianos passaram a ser a principal nacionalidade no mercado de trabalho formal no Brasil, superando os portugueses. Segundo, temos a questão política. Trata-se do único coletivo de migrantes amparado pela Resolução Normativa nº 97, de 12 de Janeiro de 2012 do CNIg, que “dispõe sobre a concessão do visto permanente previsto no art. 16 da Lei nº 6.815, de 19 de agosto de 1980, a nacionais do Haiti” por razões humanitárias.
Diante da relevância e diferentes impactos desse fluxo migratório, o presente número reúne trabalhos que abordam a imigração haitiana no Brasil a partir de diferentes abordagens teórico-metodológicas. O intuito é obter um amplo e diversificado conhecimento do “estado das artes” das formas de deslocamentos, percepções, experiências e práticas cotidianas dos haitianos no país. Dado a importância de se fomentar o diálogo sobre essa imigração, PERIPLOS– Revista de Investigación sobre Migraciones - revista científica do GT CLACSO Migrações Sul - Sul, - inaugura seu primeiro número com a temática dos haitianos no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-10-26

Como Citar

Feldman-Bianco, B., Cavalcanti, L., Araujo, D., & Brasil, E. (2017). Editorial - Imigração Haitiana no Brasil. Périplos: Revista De Estudos Sobre Migrações, 1(1), 5–6. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/obmigra_periplos/article/view/5865