Uma temática inovadora no estudo das migrações no Brasil: As remessas monetárias como lente explicativa
Palavras-chave:
Brasil, Remessas, América Latina, MigraçãoResumo
Este artigo tem por objeto das remessas monetárias internacionais no contexto do recente fenômeno migratório brasileiro. Utiliza como base de dados, as informações disponibilizados pelo Banco Central a partir de 1995. Analisa-se as remessas, em dólares estadunidenses, que partem do Brasil e também as remessas que chegam ao Brasil, remetidas e enviadas por pessoas físicas. Apresenta-se a importância e o saldo positivo para o Brasil em relação às remessas durante todo o período analisado, Estados Unidos e Reino Unido encabeçando a lista. Na América Latina, alguns países têm se destacado como destino das remessas enviadas do Brasil. Argentina, Bolívia, Colômbia, Haiti e Peru são os principais destinatários de remessas. Para compreender a importância das remessas nos principais grupos migrantes hoje no Brasil, Haiti e Venezuela, apresenta-se um estudo específico. O Haiti vem se destacando no volume de remessas que se mantém elevado desde 2014, pouco depois do início do grande fluxo migratório ao Brasil. A Venezuela tem apresentado valores muito baixo em comparação ao número de venezuelanos registrados no país. Analisando as remessas monetárias de latino-americanos, os dados apresentados revelam que este tradicional componente da migração, as remessas, são efetivamente parte central do processo migratório. Tomados em seu conjunto, o volume de remessas parece confirmar a manutenção das redes e dos laços transnacionais entre indivíduos que migram e aqueles que permanecem nos países de origem.
Downloads
Referências
Ver lista de referências no arquivo pdf.
Ver lista de referencias en el archivo pdf.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Périplos: Revista de Estudos sobre Migrações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
AVISO DE DIREITOS DO(A) AUTOR(A)
A matéria publicada é propriedade da Revista e pode ser reproduzida em sua totalidade ou em parte, com indicação da fonte.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter os direitos do autor do material utilizado.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter o copyright, é dizer, os direitos do material utilizado. A responsabilidade pelo material publicado na Revista é do autor.