Crianças e adolescentes imigrantes e refugiados no Brasil: uma análise de dados
Palavras-chave:
Imigração, Refúgio, Crianças, Adolescentes, Sistemas informacionaisResumo
O presente artigo destaca a importância da visibilização de dados sobre crianças e adolescentes imigrantes e refugiados para a promoção de políticas públicas e apresenta análises descritivas sobre esse público, construídas a partir de dados disponíveis em três sistemas informacionais: SISMIGRA, STI-MAR e SISCONARE. As análises buscam identificar o volume de crianças e adolescentes que migraram para o Brasil entre os anos de 2011 e 2022 e as nacionalidades mais recorrentes. Para o ano mais recente, verifica-se também características sociodemográficas, como faixas etárias e sexo, e as Unidade da Federação de destino. O artigo conclui que é necessário maior acesso às informações desse público, para o aprimoramento dos próximos estudos e fomento de ações que garantam seus direitos sociais básicos em território brasileiro.
Downloads
Referências
Ver lista de referências no arquivo pdf.
Ver lista de referencias en el archivo pdf.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Périplos: Revista de Estudos sobre Migrações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
AVISO DE DIREITOS DO(A) AUTOR(A)
A matéria publicada é propriedade da Revista e pode ser reproduzida em sua totalidade ou em parte, com indicação da fonte.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter os direitos do autor do material utilizado.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter o copyright, é dizer, os direitos do material utilizado. A responsabilidade pelo material publicado na Revista é do autor.