Editorial - Imigração e refúgio no Brasil de 2010 a 2020

Os diversos desafios dos novos fluxos

Autores

  • Tânia Tonhati Departamento de Sociologia, Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Brasília (UnB)
  • Karin de Pecsi e Fusaro Departamento de Estudos Latino-Americanos, Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

Imigração, Refúgio, Brasil, Novos fluxos migratórios, Imigração 2010-2020

Resumo

O ano de 2010 marca o início de uma década que representou uma profunda transformação da imigração e do refúgio em toda a América Latina e Caribe, particularmente no Brasil. Os novos fluxos migratórios, principalmente de haitianos, sírios e venezuelanos, alteraram as características das populações imigrantes e refugiadas na região, e impuseram a necessidade de adoção de medidas inovadoras para enfrentar os desafios de proteção e integração. Aqui podemos listar de forma sucinta a criação de novas políticas para regulamentar as migrações, criação de novos marcos legais (exemplo: Lei 13.445, 2017 no Brasil), planos nacionais e internacionais de acolhimento, interiorização e integração. Nesta edição, PÉRIPLOS apresenta um caleidoscópio elaborado por pesquisadoras e pesquisadores mergulhados nas questões migratórias atuais. Com isso, pretendemos contribuir para dar a dimensão das diversas faces, combinações e desafios da imigração e do refúgio no Brasil. Chamamos a atenção para as características destas populações e para os entraves específicos que enfrentam em seu processo de vivência (e sobrevivência) na sociedade brasileira. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Tonhati, T. ., & de Pecsi e Fusaro, K. . (2020). Editorial - Imigração e refúgio no Brasil de 2010 a 2020 : Os diversos desafios dos novos fluxos. Périplos: Revista De Estudos Sobre Migrações, 4(2), 04–10. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/obmigra_periplos/article/view/35911