Escola e vida cotidiana. Uma análise sobre as representações que circulam nos contextos escolares, rurais e migratórios da província de Salta (Argentina)
Palavras-chave:
Representações, Cotidiano, Escola, Meninos/as, Mercado de trabalho tabaqueiro e hortícolaResumo
Neste artigo, perguntamos sobre as representações que circulam em duas escolas públicas e rurais da província de Salta (Argentina). As escolas são frequentadas por crianças cujas famílias são, principalmente, trabalhadores precários nas produções de tabaco e vegetais. Também algumas dessas famílias migraram de outras áreas rurais da província e também da Bolívia. Nesse contexto, analisamos as representações referentes à s condições de trabalho nas produções mencionadas e os locais de origem das famílias que nelas estão inseridas. Por outro lado, refletimos sobre como essas representações estão relacionadas aos discursos dos professores, referindo-se à participação das famílias na educação dos filhos e nos modelos de infância e paternidade. A pesquisa foi desenvolvida sob uma perspectiva antropológica, com base na observação e entrevistas.
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