Inserção escolar

crianças migrantes do Haiti nas creches e escolas de Sinop MT

Autores

  • Ivone Jesus Alexandre Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Anete Abramowicz Universidade de São Carlos

Palavras-chave:

Crianças Haitianas;, Inserção;, Escolas e creche

Resumo

Esse artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento e tem o objetivo de discutir a migração haitiana para o Brasil e, em particular, no Mato Grosso. O foco da investigação é a inserção das crianças que vêm junto com seus pais para um país estranho na língua, nos costumes, na cultura e com o sonho de encontrar trabalho, melhores condições de vida e poder dar estudos para os seus filhos. A perspectiva teórica metodológica utilizada na pesquisa será qualitativa e a abordagem etnográfica. A técnica para gerar dados são observações e entrevistas. Neste campo teórico proposto infância e imigração há poucas pesquisas, e especificamente em Mato Grosso não temos registro de estudos sobre crianças migrantes haitianas. Neste texto, discutimos a imigração para o Brasil e depois especificamente em Mato Grosso enfocando a inserção das crianças vindas do Haiti na cidade de Sinop. Os dados preliminares apontam para uma inserção com dificuldades na língua na hora da comunicação com os professores, adequação às regras e normas escolares e consequentemente aprendizagem, ainda que de forma discreta, a discriminação racial perpassa as relações entre as crianças haitianas, não haitianas e professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivone Jesus Alexandre, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduada pela UNEMAT, Mestre em Educação pela UFMT e cursando doutorado pela Universidade Federal de São Carlos. Professora Assistente na área de Metodologia de Ensino na Faculdade de Linguagem e educação da Universidade Estadual de Mato Grosso. Email: jeusalexandre.ivone@gmail.com.

Anete Abramowicz, Universidade de São Carlos

Professora Titular do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas; Universidade Federal de São Carlos; SP, Brasil. 

Referências

ABRAMOWICZ, Anete. Pesquisas com crianças em infâncias e a sociologia da infância. In FARIA, Ana Lúcia Goulart de; FINCO, Daniela (Org.). Sociologia da Infância no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2011 (Coleção Polêmicas do nosso tempo).

BOGDAN, Robert. BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação - Uma introdução à teoria e aos métodos. Trad. Maria João Álvares etalli. Ed. Porto Editora, 1994. 

COGO, Denise Maria; SOUZA, Maria Badet. Guia das migrações transnacionais e diversidade cultural para comunicadores ”“ Migrantes no Brasil. Bellaterra: Instituto Humaitas; Unisinos; Instituto de la Comunicación de la UAB, 2013. (Coleção: Guias De Diversidade Cultural Para Comunicadores).

CORSARO, William A. Entrada no campo, aceitação e natureza da participação nos estudos etnográficos com crianças pequenas. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 26, no. 91, Maio/Ago, 2005, p. 443-464.

DUTRA, Cristiane Feldmann. GAYER, Suely Marisco. A Inclusão social dos imigrantes haitianos, senegaleses e ganeses no Brasil. Seminário internacional de demandas sociais e políticas na sociedade contemporânea. VIII mostra de trabalhos jurídicos científicos, 2015. 

ETECHEBERE, Rafaela Gava. Haitianos no Brasil: reconfigurações do parentesco a partir das crianças em meio adyáspora. 38º Encontro Anual da Anpocs. 2014. 

FAZZI, Rita de Cássia. O drama racial de crianças brasileiras: socialização entre pares e preconceito. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. 

FREITAS, Marcos Cezar; SILVA, Ana Paula. Crianças bolivianas na educação infantil de São Paulo: adaptação, vulnerabilidades e tensões. Cad. Pesqui. [online]. 2015, vol.45, no.157, pp.680-702. ISSN 1980-5314. http://dx.doi.org/10.1590/198053143246. Acesso: 29/03/2016 .

AUDIO, Eduarda Souza. Relações sociais na educação infantil: dimensões étnico-raciais, corporais e de gênero. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2013. 

JESUS, Nauk Maria de. A capitania de Mato Grosso: história, historiografia e fontes. Revista Territórios & Fronteiras, Cuiabá, vol. 5, no. 2, jul.-dez., 2012, p. 93-113. 

NOGUEIRA, Oracy. Preconceito racial de marca e preconceito racial de origem Sugestão de um quadro de referência para a interpretação do material sobre relações raciais no Brasil. Tempo Social, Revista de Sociologia da USP, vol. 19, no. 1. 2006.

PIMENTEL, Marília Lima. COTINGUIBA, Geraldo Castro. Elementos etnográficos sobre imigração na Amazônia brasileira: linguagem e inserção social de haitianos em Porto Velho. IV Reunião Equatorial de Antropologia e XIII Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste, 2013. 

SANTIAGO, Flávio. Hierarquização e racialização das crianças negras na educação infantil. 2015. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, São Paulo, vol.33, no.1 (64), 2015, p.31-47.
SANTOS, Angélica P.; Maquézia S. F. dos SANTOS; COTINGUIBA. Maria L. A Inserção da criança haitiana no ambiente escolar brasileiro: um estudo de caso na cidade de Porto Velho. http://eventos.livera.com.br/trabalho/98-1020513_29_06_2015_00-38-24_8355.PDF. Acesso: 29/03/2016.

SILLER, Rosali Rauta. Infância, Educação Infantil, Migrações. Tese (doutorado)”“ Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2011. 

NUNES, Míghian Danae Ferreira. Sociologia da infância, raça e etnografia: intersecções possíveis para o estudo das infâncias brasileiras. Revista Eletrônica de Educação, vol. 9, no. 2, p. 413-440, 2015. 

OLIVEIRA, Iolanda. Desigualdades Raciais: Construções da infância e da Juventude. Niterói: Intertexto, 1999.

http://www.qmdmt.cnpm.embrapa.br/711.htm. Acesso em 14/09/2015.

http://www.olhardireto.com.br/agro/noticias/exibir.asp?noticia=Seis_municipios_de_Mato_Grosso_est ao_com_alto_grau_de_desenvolvimento_diz_Firjan&id=2613. Acesso em 13/09/2015

Downloads

Publicado

2017-10-26

Como Citar

Alexandre, I. J., & Abramowicz, A. (2017). Inserção escolar: crianças migrantes do Haiti nas creches e escolas de Sinop MT. Périplos: Revista De Estudos Sobre Migrações, 1(1), 184–197. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/obmigra_periplos/article/view/6562