Escola e vida cotidiana. Uma análise sobre as representações que circulam nos contextos escolares, rurais e migratórios da província de Salta (Argentina)

Autores

  • Soraya Ataide Instituto de Investigaciones en Ciencias Sociales y Humanidades

Palavras-chave:

Representações, Cotidiano, Escola, Meninos/as, Mercado de trabalho tabaqueiro e hortícola

Resumo

Neste artigo, perguntamos sobre as representações que circulam em duas escolas públicas e rurais da província de Salta (Argentina). As escolas são frequentadas por crianças cujas famílias são, principalmente, trabalhadores precários nas produções de tabaco e vegetais. Também algumas dessas famílias migraram de outras áreas rurais da província e também da Bolívia. Nesse contexto, analisamos as representações referentes às condições de trabalho nas produções mencionadas e os locais de origem das famílias que nelas estão inseridas. Por outro lado, refletimos sobre como essas representações estão relacionadas aos discursos dos professores, referindo-se à participação das famílias na educação dos filhos e nos modelos de infância e paternidade. A pesquisa foi desenvolvida sob uma perspectiva antropológica, com base na observação e entrevistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-09

Como Citar

Ataide, S. (2020). Escola e vida cotidiana. Uma análise sobre as representações que circulam nos contextos escolares, rurais e migratórios da província de Salta (Argentina). Périplos: Revista De Estudos Sobre Migrações, 4(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/obmigra_periplos/article/view/30716